Detran/RS promoverá oficina para idosos em Montenegro
Publicação:
Na próxima quarta-feira (15), das 14h às 16h, o Detran/RS realizará, em Montenegro (Rua Ibicuí, s/nº), a primeira Oficina de Comportamento Seguro de Idosos no Trânsito. A iniciativa integra o Programa de Prevenção à Violência do Governo do Estado e acontecerá também nos municípios de Novo Hamburgo, Esteio, Alvorada, Torres, Pelotas e Canoas em setembro e outubro, nos Centros de Convivência do PPV.
Levantamento realizado pelo Detran/RS mostra que no período de janeiro a junho deste ano, 32% das pessoas atropeladas no Estado tinham idade igual ou superior a 60 anos. O motivo dessa cifra elevada pode estar relacionado com a maior circulação de idosos nas vias públicas em relação a décadas anteriores.
Para a Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Laís Silveira, hoje os idosos mantêm a autonomia por mais tempo, muitas vezes continuam trabalhando, têm mais possibilidades de lazer e atividades e buscam qualidade de vida. Em contrapartida, sair de casa e enfrentar a complexidade da vida moderna, em especial o trânsito, requer conhecimentos e habilidades que foram sendo perdidos de forma gradual com o tempo, como é natural. “Nossa sociedade, e em especial, o trânsito não estão preparados para absorver este público crescente e suas necessidades especiais”, acrescenta ela.
As oficinas propostas pelo Detran/RS objetivam a realização de atividades que propiciem uma reflexão sobre as limitações decorrentes da idade, fazendo um paralelo com as exigências das atitudes no trânsito, uma avaliação crítica acerca dos riscos e dificuldades presentes na atualidade e a melhor forma de evitá-los. Também serão realizadas atividades físicas que podem auxiliar no controle destes déficits, visando uma melhor mobilidade. A metodologia adotada para as oficinas empregará palestras, dinâmicas de grupo, dramatizações e a montagem de um painel.