Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS inicia em Gramado projeto para segurança dos ciclistas

Publicação:

Detran/RS inicia em Gramado projeto para segurança dos ciclistas
Bicicleta na cidade: uma realidade ao nosso alcance - Foto: Arquivo_Detran/RS

Vantagens econômicas, comerciais, ambientais e para a saúde da utilização da bicicleta como modal de transporte. Esses foram alguns dos temas apresentados a gestores de trânsito municipais da Região das Hortênsias e do Vale do Paranhana na última terça-feira (10), na Câmara de Vereadores de Gramado.

A iniciativa foi do grupo de trabalho voltado para a mobilidade com bicicleta coordenado pelo Detran/RS e integrado pelas ONGs Gramado de Bicicleta e Associação dos Ciclistas de Porto Alegre, entre outras entidades. O encontro Bicicleta na cidade: uma realidade ao nosso alcance também contou com o apoio da Comissão Ciclovia Intermunicipal de Gramado/Canela, da Câmara Municipal de Gramado. Estiveram presentes o vereador Rafinha Adam e o Secretário de Trânsito de Gramado André Castilhos. Tela Tomazeli, ativista do ciclismo, participou da promoção do evento.

Na ocasião, o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, enfatizou a importância da união de esforços em torno de uma mudança de paradigmas no que se refere a mobilidade e transporte de pessoas, sempre com foco na segurança. “O poder público é apenas parte da solução, mas é uma parte importante. As municipalidades da Serra podem ser a força desencadeadora de uma nova realidade, mais humana e ambientalmente correta”.

A ação se integra a um conjunto de ações do Detran/RS que inclui a expedição de ofício para o Departamento Nacional de Trânsito, sugerindo a regulamentação de placa para orientar os condutores de veículos automotores com relação ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro. O artigo 201 trata da obrigatoriedade de respeitar a distância de um metro e cinquenta centímetros ao passar por ou ultrapassar bicicleta. “Acreditamos que a medida apresenta potencial fomentador da adoção da bicicleta como meio de deslocamento nas cidades, o que está alinhado aos objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana”, acrescenta Szinvelski.

Em sua apresentação, o administrador e ciclista Silvério Kist, do Detran/RS, destacou as vantagens econômicas para o comércio local e o turismo. Ele explicou como uma cidade globalmente conhecida pelo uso da bicicleta, como Amsterdam, já foi um local poluído, tomado por pistas para veículos automotores que foram construídas em detrimento de prédios históricos e de espaços verdes. A virada ocorreu quando foram realizadas grandes manifestações populares devido ao número de mortos no trânsito e também à crise no petróleo: “Em vez de buscar outro tipo de combustível, o governo holandês tomou a decisão de favorecer o uso da bicicleta, substituindo pistas de automóveis por ciclovias em todas as grandes cidades do país”.

 

Construa a ciclovia, e o ciclista aparecerá

A frase utilizada pela administração de Amsterdam é válida para qualquer lugar, segundo os usuários de bicicleta. Pablo Weiss, cicloativista da Associação dos Ciclistas de Porto Alegre, destacou a necessidade da construção de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, mas enfatizou que elas devem ser pensadas de acordo com as necessidades de seus usuários. Isso significa unir pontos de grande afluência de pessoas, como universidades, parques e centros comerciais, pois trechos isolados não atraem as pessoas que querem utilizar a bicicleta como transporte quotidiano. Para ele, mesmo uma ciclofaixa, que pode ser parte de uma via já existente, apenas sinalizada adequadamente, precisa ter largura adequada para a segurança do ciclista e jamais ser colocada junto ao canteiro central de avenidas, pois expõe o ciclista ao fluxo de veículos automotores que transitam com maior velocidade, além de exigir travessias que seriam desnecessárias com melhor planejamento. É importante também que os pedestres estejam contemplados com calçadas adequadas, para que não ocupem o espaço dos ciclistas.


Interiorização

Devido ao interesse de outros municípios, o Detran/RS desenvolveu um projeto de interiorização de cursos, como o Bike na Rua, e palestras. A Autarquia pretende colaborar para a mobilização de gestores municipais, influindo assim para tornar as cidades mais seguras para ciclistas e mais atrativas para a opção pela bicicleta como meio de transporte. Para isso, leva aos municípios temas como legislação, infraestrutura viária adequada para o modal, plano cicloviário, ciclorrotas e cicloturismo, lembrando o desenvolvimento econômico trazido pela bicicleta.

O projeto Bicicleta na cidade: uma realidade ao nosso alcance foi desenvolvido a partir de uma proposição do Grupo de Trabalho composto por técnicos do Detran/RS e representantes de entidades ligadas à causa da bicicleta (ACPA, Lappus, Mobicidade, Gramado de Bicicleta e Pedalegre), que se reúne mensalmente para pensar políticas de segurança para ciclistas e promoção da bicicleta.

O próximo encontro está programado para Panambi. Municípios interessados devem entrar em contato através do e-mail ept@detran.rs.gov.br

 

Clique aqui e acesse a galeria de fotos do evento.

DetranRS - em defesa da vida