Detran/RS e Procergs instrumentalizam municípios para integração ao SNT
Publicação:
O Detran/RS realiza nesta terça-feira (17), juntamente com a Procergs, um treinamento específico para administradores das Jaris (Juntas Administrativas de Recursos de Infração) e dos órgãos municipais de trânsito que se tornaram responsáveis pelo acesso ao Sistema de Infrações de Trânsito do Estado no âmbito do município. A atividade vai instrumentalizar principalmente os municípios integrados recentemente ao Sistema Nacional de Trânsito, tendo sido homologados junto ao Denatran, após trabalho conjunto do Cetran/RS (Conselho Estadual de Trânsito), Detran/RS e Prefeituras.
O Código de Trânsito Brasileiro já prevê, em seu texto de 1997, a integração dos municípios ao SNT, assumindo a administração do trânsito em sua área, desde a fiscalização até a instalação de uma Jari. Este trabalho transformou-se em uma força-tarefa do atual Governo, que nos últimos 16 meses fez alavancar de 186 para 268 o número de municípios integrados pelo Denatran – um incremento de 70% em número de municípios, o que representa hoje mais de 90% da frota gaúcha. Com esse desempenho, o Rio Grande do Sul tornou-se o segundo Estado do País em porcentagem de municípios integrados, atrás apenas do Rio de Janeiro, que tem somente 92 municípios no total, contra os 496 do Rio Grande do Sul. A média nacional de municípios integrados é de 21%, e o RS chegou em abril à marca de 54%.
Após a homologação do município pelo Denatran, ele se credencia junto ao Detran/RS para ter acesso a determinadas partes do sistema informatizado, mediante a vinculação de senhas aos administradores. O curso de amanhã possibilitará a estes administradores dos órgãos de trânsito e das juntas municipais darem início efetivo ao trabalho de municipalização do trânsito.