Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran RS e autoridades acompanham reciclagem no pátio do maior depósito do Estado

Publicação:

Na próxima terça-feira (12), a Direção e o Conselho de Administração do Detran/RS, juntamente com autoridades locais e estaduais, estarão em Alvorada para acompanhar a compactação de um lote de cerca de 1.200 veículos e materiais inservíveis. A visita acontecerá no Centro de Remoção e Depósito (CRD) Alvorada, na Av. Frederico Dihl, 2.600, a partir das 10h, com acompanhamento do processo e inspeção dos veículos destinados à reciclagem. Atualmente, encontram-se em depósito neste CRD mais de dois mil veículos, entre motocicletas, automóveis e veículos pesados.

No primeiro semestre deste ano, foram reciclados em todo o Estado como materiais inservíveis 4.268 veículos. A previsão do Detran/RS para o segundo semestre é efetuar a destinação de aproximadamente 3.700 veículos guardados em CRDs que foram descredenciados e ainda em outros 19 municípios.

Legislação e aspectos técnicos

A compactação é uma das etapas da reciclagem de materiais, que atende ao triplo propósito de liberar espaço nos depósitos, impedir que peças sejam utilizadas indevidamente e dar uma destinação ambiental e ecologicamente correta a metais e outros componentes dos veículos. Uma grande quantidade de veículos guardados pelos CRDs não são retirados pelos seus proprietários. Para evitar o acumulo excessivo, o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei Federal nº 6.575/78, o Decreto Estadual nº 43873/2005, a Resolução CONTRAN nº 331/2009 e a Portaria DETRAN/RS nº 162/2006 estabelecem que o órgão responsável pela remoção do veículo deve levar a hasta pública os veículos abandonados há mais de 90 dias.

A reciclagem acontece em três momentos: descontaminação, compactação e trituração, sendo a primeira e segunda executada no pátio do CRD e a última na empresa siderúrgica. Na descontaminação, são retirados do veículo bateria, cilindro de gás (combustível), catalizador e fluídos (óleo e combustível). Na compactação, o veículo é colocado em uma prensa para reduzir o seu volume, facilitando o transporte, e para descaracterizá-lo, de forma a impedir qualquer reuso de peças. Já na trituração o veículo compactado é colocado em equipamento especial para ser triturado e ter separado seu material ferroso, que será então encaminhado à reciclagem.

DetranRS - em defesa da vida