Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confira o artigo As Leis da Física na Conduçãode Motocicletas de Ático e Renata Dotta

Publicação:

Confira o artigo As Leis da Física na Conduçãode Motocicletas de Ático e Renata Dotta
Confira o artigo As Leis da Física na Conduçãode Motocicletas de Ático e Renata Dotta
Os psicólogos Ático e Renata Dotta estão ultimando os trabalhos para efetuar a 5ª edição do livro ACIDENTES DE TRÂNSITO - como evitá-los. Trata-se de um estudo minucioso a respeito do comportamento dos condutores na condução de veículos e da necessidade de ampliar os conhecimentos necessários para dirigir melhor. Aborda pormenorizadamente a direção preventiva ou defensiva de maneira clara, fácil, útil e prática dando uma ênfase toda especial à importância no emprego de boas atitudes no ato de dirigir (modo de proceder e de agir diante dos riscos).

No atual estágio de formação, nossos condutores, de modo geral, não estão sendo suficientemente informados e preparados no que diz respeito aos procedimentos básicos para dirigir melhor. Pouco ou quase nada estão recebendo sobre os estoques de sensibilidade, de cortesia, de amabilidade, de solidariedade e de respeito humano que todo o condutor deve possuir para tornar o trânsito mais civilizado e humano. Permanecendo, desta forma, prejudicada a difícil tarefa de declarar a paz social entre pedestres e condutores.

As edições anteriores nada contemplavam à respeito dos perigos relacionados à condução de motocicletas, o que passará a ser feito a partir da próxima edição. A nova iniciativa da ampliação do manual incluindo às leis da Física na condução de motocicletas vem de uma crescente demanda desse meio de transporte em preterência ao demais. Os motivos são variados e justificáveis, sendo os principais deles o fator econômico, o uso laboral, a maior mobilidade ao condutor e a maior vazão do tráfego na circulação nos perímetros urbanos.

As Leis da Física na Condução de Motocicletas


Ático José Dotta
Renata Maria Dotta


Transcrevemos a seguir os 13 itens mais importantes para pilotar esse tipo de veículo, principalmente no que se refere às leis da Física.

· Quando forem aplicados simultânea e uniformemente os freios, o dianteiro fornece 70% da força da frenagem. O freio dianteiro jamais pode ser acionado bruscamente, porque os condutores irão bloquear a roda e ocasionar o desequilíbrio do motociclista.

· Nas descidas acentuadas os condutores devem passar para uma marcha inferior, mais precisamente a mesma que usariam para subir e dessa forma evitar o uso excessivo dos freios, o que ocasionaria o aquecimento demasiado do sistema e uma perda considerável da capacidade de frenagem.

· A posição vertical da moto é a mais apropriada e a mais segura, quando os condutores necessitarem frear ou acelerar.

· A distância da parada será mais longa quando os condutores transportarem volumes ou caroneiros.

· Se os pneus não estiverem corretamente calibrados, além de piorar a aderência poderão ocasionar o aquecimento, a desestruturação e o próprio estouro. Além do mais, o excesso ou a pouca calibragem irá diminuir a área de contato dos pneus ao solo e consequentemente ocasionar a diminuição da capacidade de frenagem.

· Ao dirigir à noite é necessário levar em conta que o campo de visão e bem menor e os condutores deverão andar com velocidade que possam deter a moto dentro do campo de visão proporcionado pelas luzes dos faróis.

· Aos se aproximar das curvas os motociclistas devem reduzir a velocidade antes de entrar na curva, manter a velocidade que a curva comporta e acelerar moderadamente, a fim de melhorar a aderência dos pneus ao solo. O procedimento mais acertado para reduzir a velocidade nas curvas é fazê-lo através do uso do freio motor.

· Se numa freada de urgência a roda dianteira derrapar em decorrência do bloqueio, os motociclistas deverão imediatamente abrandar a pressão exercida sobre o freio dianteiro e assim reconquistar o giro da roda. Apenas desta maneira poderão adquirir a possibilidade da modificar a trajetória do veículo, caso seja necessário (com a roda dianteira bloqueada é impossível modificar a trajetória do veículo).

· Levar em conta que a rodovia apresenta-se mais escorregadia no início da chuva e que a aderência melhora consideravelmente após uma chuva torrencial. Apesar disso é importante estar ciente de que para se imobilizar uma moto com a rodovia molhada necessita-se geralmente o dobro do espaço.

· Para efetuar uma parada de urgência os motociclistas alcançarão melhores resultados se aplicarem simultaneamente os freios dianteiro e traseiro: dessa forma poderão reduzir em aproximadamente 50% o espaço da freada; dito de outra maneira se os condutores usarem apenas do freio traseiro necessitarão de um espaço bem maior para obter a imobilização (é o que a maioria dos motociclistas fazem).

· Tanto os veículos como as motos quando animadas de grande energia cinética apresentam comportamento retilíneo nas curvas: se a curva for para a direita (conforme as leis da Física) a moto sairá da rodovia pela esquerda, colidindo nos veículos em sentido contrário ou irá endereçar-se para o precipício. Se a curva for para a esquerda a moto sairá pela direita e baterá nos barrancos, nas árvores ou tomará o rumo do precipício.

· Para ajustar-se nas curvas acentuadas os condutores deverão aumentar a inclinação da moto em função da velocidade.

· Para finalizar, o fator mais importante no que diz respeito à segurança na condução de uma moto está ligado ao comportamento e as atitudes dos motociclistas (modos de agir e de proceder diante dos riscos). Esse procedimento pode ajudar na tarefa de sair bem diante dos riscos potenciais (crianças, bicicletas, cachorros etc.): reduzir a velocidade imediatamente diante dos riscos é o único caminho para evitar acidentes. Os condutores que pretendem assegurar seus direitos através de uma estrondosa buzinada, sem reduzir a velocidade, estão a caminho do hospital e algumas vezes condenados a andar numa cadeira de rodas pelo resto de seus dias ou coisa pior. O meio ambiente é altamente dinâmico e os perigos que estão ocultos ao longo das rodovias podem criar sérios problemas nos condutores desavisados ou desatentos. As leis da Física não podem ser burladas na condução, isto é, se uma motocicleta está animada de energia cinética que exige 100m para ser imobilizada, de nada adiante estar sendo pilotada por um exímio condutor ou um às do volante, porque ela somente será imobilizada aos 100m. No perímetro urbano principalmente, embora os condutores percebam a rua deserta por mais de 100m, não deverão desenvolver altas velocidades, porque repentinamente poderá aparecer-lhes uma criança a 30 metros e nesta situação não terão outra coisa a fazer senão mandá-la para os ares ou ter de abraçar um poste.

Registramos aqui as principais leis da Física para obter um bom êxito na condução de veículos de duas rodas e que devem ser levadas em conta pelos condutores, a fim de evitar o envolvimento com outros veículos. Sem sombra de dúvida, a distância total da parada é determinada pelo estado físico e mental dos motociclistas, pelas habilidades que possuem, pelas experiências anteriormente acumuladas, pela velocidade e pela qualidade da aderência dos pneus ao solo no local onde se efetuar a freada: os condutores jamais podem esquecer que quanto maior for a velocidade, menor será a aderência e mais difícil será a detenção do veículo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Miron, Daniel. (1994). Le Cahier du Motocycliste DAujourdHui. Canadá: Éditions Sciences et Culture.


DetranRS - em defesa da vida