Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centros de Formação de Condutores debatem rumos do ensino no século XXI

Publicação:

A abertura contou com a presença do vice-governador, José Paulo Cairoli; do líder do Governo Gabriel Souza, representando a Assembleia Legislativa; do deputado Alceu Moreira, representando a Câmara dos Deputados; do secretário estadual da Modernização Adm
A abertura contou com a presença do vice-governador, José Paulo Cairoli; do líder do Governo Gabriel Souza, representando a - Foto: Mariana Tochetto_DetranRS

Internet das coisas, carros autônomos, impressoras 3D, inteligência artificial. A chamada revolução 4.0. está alterando tanta coisa, que não é possível mais pensar a educação e os negócios da mesma forma. Com essa reflexão, proprietários e diretores de ensino dos 268 Centros de Formação de Condutores do RS estiveram reunidos, nesta segunda-feira (21) no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

O evento, que marcou os 20 anos do novo modelo de habilitação e, consequentemente, dos CFCs e do próprio Detran/RS, foi promovido pelo SindiCFC e trouxe 13 palestrantes que abordaram aspectos de gestão e ensino nessa nova conjuntura.

Abrindo as apresentações do dia, o diretor-geral do Detran/RS Ildo Mário Szinvelski e o diretor técnico Mauro Borges Delvaux falaram sobre os projetos que estão levando o processo de habilitação a essa nova era. Simuladores de direção, monitoramento eletrônico das aulas e provas, filmagem, biometria e prontuário médico eletrônico são alguns deles. “Estamos nos preparando para a virtualização completa: acabar com o papel, acabar com as filas. Precisamos modernizar o Estado e oferecer mais facilidades ao cidadão”, concluiu Szinvelski.

“Qual será o novo marco regulatório do setor? Como vamos acompanhar todas essas mudanças?”, questionou o diretor da Autarquia. Segundo a cientista política Elis Radman, a mobilidade urbana é área que vai sofrer um dos maiores impactos nos próximos anos. “Uber, Cabify, transporte compartilhado e carros autônomos. Todas essas coisas já são realidade. Vocês já pensaram no impacto que isso vai ter no negócio de vocês?”, provocou a plateia de empresários.

Bernardete Billo apontou os celulares como o ponto de convergência nesse século XXI, a virada de chave para uma mudança que já foi chamada de 4ª Revolução Industrial. Para a socióloga, a geração que vem com essa nova era – clientes futuros dos CFCs – não se contentam com os meios tradicionais de ensino. “Eles não gostam de ser ensinados. Gostam de aprender com a experimentação. Exigem um aprendizado mais dinâmico. Como estamos nos preparando para esse cliente mais evoluído?”.

Nova educação

Ao discutir os rumos do ensino, a estratégia foi ver nessa “ameaça” uma oportunidade. Os nativos digitais exigem uma nova educação, mas temos hoje muito mais recursos que antes. Doutor em Educação, o diretor do Senac José Paulo da Rosa falou sobre as características desse novo aluno e das potencialidades da tecnologia. “A informação hoje não está mais com o professor. Está no Google, ao alcance de um toque de tela. O professor passa a ser um facilitador. Para lidar com esse novo aluno, que é multitarefa e tem a atenção seletiva, é preciso dar muita importância para o visual (forma é conteúdo) e utilizar recursos tecnológicos como lousa eletrônica, tablets, realidade virtual e aumentada”, aconselha Rosa.

A educação à distância também ganha destaque. No dia em que o Detran/RS publica a portaria que autoriza o uso de EAD em cursos de reciclagem e renovação da CNH, a especialista em EAD, Cláudia Morais, listou as vantagens dessa modalidade: flexibilidade, mobilidade, economia e interatividade. Essa última, inclusive, torna o EAD especialmente adequado para os jovens de hoje, que cresceram aprendendo as mais diversas habilidades com tutoriais do YouTube.

O evento teve o apoio do Detran/RS, Valid Certificadora Digital, Labet Exames Toxicológicos, Senac, SBsistemas Softwares de Gestão e PinPag Soluções de Pagamento.

 

DetranRS - em defesa da vida