Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Após o incêndio, DetranRS se reestrutura e funciona na Procergs, CAFF e Cedoc

Publicação:

Imagem interna do espaço da Procergs destinado ao DetranRS com placa indicativa
Autarquia funciona provisoriamente na Procergs, ao lado do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF)

Depois do incêndio em sua sede na Secretaria de Segurança Pública, o DetranRS começa um novo capítulo em sua história. Enquanto não tem uma casa própria, a Autarquia funciona provisoriamente na Procergs, ao lado do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), as viaturas ficam no antigo Centro de Documentação e Imagem (Cedoc) localizado na Aparício Borges, e a Central de Atendimento na antiga sala de provas no CAFF.

Com uma ampla rede de credenciados, servidores já adaptados ao teletrabalho desde o início da pandemia e grande parte dos serviços virtualizados, o cidadão não sentiu o impacto depois da tragédia. A exceção dos 95 mil processos ativos em papel que estavam no prédio, a rotina permaneceu inalterada. O DetranRS consulta a Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre o destino das defesas, recursos e apresentação de condutor que ainda não haviam sido analisados para que nenhum proprietário ou condutor de veículo saia prejudicado.

O diretor Enio Bacci manifestou-se sobre a tragédia: “apesar da preocupação com os bombeiros desaparecidos e do luto pela casa que restou em escombros, o DetranRS não parou. Na manhã seguinte ao incêndio as áreas já trouxeram o inventário dos danos e planos de contingência. A Procergs, nossa parceira desde sempre, nos recebeu com muito carinho em sua casa, pelo que somos muito gratos. Vamos agora recomeçar com mais força e a intenção de virtualizar 100% dos serviços. Gostaríamos de nos solidarizar com as famílias dos heróis que morreram em serviço e com a corporação, que trabalhou incansavelmente para salvar vidas e encontrar os colegas desaparecidos. Nossa eterna gratidão e respeito por esses profissionais.”

Por enquanto, as notificações de autos de infração e autos de aplicação de penalidades seguem com o CEP antigo e serão redirecionadas pelos Correios para envio ao DetranRS. Os processos queimados seguem com prazos suspensos até decisão da PGE.

DetranRS - em defesa da vida