Antes da reciclagem, sucata automotiva é utilizada em treinamento dos Bombeiros
Publicação:

Em Gravataí, sucatas que serão destinadas à reciclagem ganharam mais uma utilidade. Antes da compactação, alguns veículos foram utilizados pelo Corpo de Bombeiros para treinamento de socorro em acidentes de trânsito. Alguns cenários foram montados no pátio do depósito do Detran/RS, entre eles, o de um acidente com vítima presa no veículo. Os bombeiros utilizaram equipamentos como o desencarcerador para cortar a lataria e quebrar vidros, adotando os procedimentos protocolares de segurança para resgate.
Participaram do treinamento realizado nos dias 05 e 06, no pátio do CRD Step Locações e Transporte, bombeiros militares de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Gramado, Gravataí, Santa Maria, São Leopoldo, Porto Alegre e Veranópolis. O Major Maurício Ferro Corrêa, do Corpo de Bombeiros de Gramado, conduziu os trabalhos. Segundo ele, a maior dificuldade para realizar esse tipo de treinamento é justamente obter os veículos.
A parceria com o Detran/RS, que se iniciou em maio deste ano, permite utilizar, sem custos, sucatas de material mais resistente e com mais itens de segurança do que as de carros velhos que costumavam ser compradas para esse tipo de atividade. O objetivo é o aprimoramento técnico da equipe diante de situações com elevado grau de complexidade, seguindo padrões de atendimento que seguem às normas internacionais de procedimentos pré-hospitalares. "Esse conhecimento adquirido já está sendo difundido por todo o Estado, através de cursos que a Corporação está promovendo que contribuirão para a melhoria da qualidade dos serviços prestados a toda comunidade", ressaltou o Major. A equipe também participa de competições na área, tendo ficado na segunda colocação entre as 22 participantes da seletiva nacional de resgate veicular, realizada em São Paulo, no mês de julho. Juntamente com a equipe de São Paulo (primeira colocada), se classificou para representar o Brasil no desafio mundial de resgate, que ocorre na cidade de Curitiba, de 18 a 23 de outubro.
Reciclagem de material inservível
As sucatas utilizadas pelos bombeiros já passaram por descontaminação, juntamente com outras 1,4 mil que serão destinadas à reciclagem, só no depósito de Gravataí. A etapa seguinte é a compactação para o posterior transporte à siderúrgica, onde a sucata será triturada, derretida e transformada em matéria-prima para indústria.
O Detran/RS destina à reciclagem veículos e sucatas classificados como material inservível, ou seja, bens abandonados há mais de dois anos em depósito, sem condições de circulação e comercialização. A medida serve para abrir espaço nos CRDs, proteger o meio ambiente e a saúde pública. O processo é realizado de forma sistemática no Estado desde 2010 e já destinou mais de 28 mil veículos e sucatas para reciclagem.