Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A segurança das crianças é o mote do V Nuitran Debates

Publicação:

Card do V Nuitran Debates, com as marcas dos realizadores
O evento será transmitido pelo canal do DetranRS no YouTube - Foto: Nuitran

Acontece na manhã da próxima quarta-feira, dia 24, o V Nuitran Debates, sob o tema Maio Amarelo: Caminhos Escolares Seguros. O evento é organizado pelo Núcleo Universitário Interdisciplinar de Trânsito da UFRGS e tem a participação do DetranRS na realização. Em formato online, será transmitido das 9h às 11h pelo canal do DetranRS no YouTube e ficará disponível posteriormente tanto no canal da Autarquia quanto no canal do Nuitran. 

Nesta edição, o Nuitran Debates traz à pauta uma temática entrelaçada com a infância e adolescência, já que o mês de maio é amarelo pelo trânsito e laranja pelo enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. 

A abordagem perpassa o trajeto da escola, caminho que conduz a um espaço de aprendizagem e alegria, mas que nem sempre é seguro, impedindo que as crianças transitem pela cidade explorando os ambientes e aprendendo com essa interação social. Especialistas da área vão compartilhar seus estudos e experiências, no anseio de multiplicar esses conhecimentos em prol de uma infância e mobilidade mais segura e feliz. 

Fazem parte das apresentações o Projeto Caminho Seguro, da arquiteta da EPTC Vanessa Gross Schein, mostrando o uso da metodologia do Programa Star Rating for School.  

A Rota Escolar Amigável, que pensa soluções para o entorno da escola partindo do olhar e das percepções das crianças, porém, com articulação e engajamento das gestões de turismo, trânsito, sustentabilidade, planejamento urbano, comerciantes, famílias e é claro, a gestão escolar. Renatha Morés, do A Pezito, compartilhará essa experiência. 

Tânia Batistela Torres apresentará o projeto Quali-Urb Infância, que propõe um método para o monitoramento da qualidade do ambiente urbano ao longo de rotas escolares. Pensando caminhos seguros e lúdicos entre a casa e a escola, a ferramenta apoia a criação de territórios educadores para além dos muros da escola e com a participação das crianças e cuidadores. 

Inscrições 

Interessados em obter certificação ao final poderão se inscrever pelo Sympla e acessar o link que será enviado por e-mail. O link também ficará disponível na sua área de ingressos do Sympla.  

Em caso de dúvidas é possível entrar em contato com a organização por meio do WhatsApp: http://bit.ly/zapnuitran ou o e-mail: nuitran@ufrgs.br 

Sobre o Nuitran 

Coordenado pela UFRGS, o Núcleo Interdisciplinar de Trânsito foi criado em 2018 para ser referência dentro da universidade sobre o tema trânsito/mobilidade, buscando fomentar a troca de saberes e a realização de ações juntamente com entidades externas. Também compõem o Núcleo o DetranRS, a PRF, a EPTC, a Brigada Militar, o DAER e a OAB. 

DetranRS - em defesa da vida