Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Recursos do DetranRS possibilitam aquisição de viaturas para a Brigada Militar

Publicação:

Dos 221 veículos entregues, 119 são motocicletas
Dos 221 veículos entregues, 119 são motocicletas - Foto: Grégori Bertó/SSP

O repasse de um percentual das taxas recolhidas pelo DetranRS ao Fundo Especial da Segurança Pública (Fesp) viabilizou a aquisição de uma parte das 221 viaturas adquiridas para a Brigada Militar, entregues nesta terça-feira (04). O valor repassado foi de R$ 3.220.369,60, o que possibilitou a compra de 112 motocicletas Yamaha/XTZ 250 Lander. Os veículos vão ampliar a frota das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam) nos municípios que compõem o grupo prioritário do programa RS Seguro, conforme o tamanho do efetivo e a necessidade de renovação dos equipamentos.

O investimento total foi de R$ 19 milhões, com recursos provenientes também da bancada federal e do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Do total de veículos entregues, 107 são viaturas semiblindadas, do modelo Duster Renault, quase todas para cidades fora da Grande Porto Alegre.

Nos 183 anos da Brigada Militar, é a primeira vez que o poder público destina carros com escudo balístico para a rotina diária de patrulhamento em pequenos municípios do Estado. A medida é também mais uma etapa na mudança de paradigma implantada pelo programa RS Seguro, que tornou padrão para todas as compras no setor o investimento qualificado em veículos com capacidade de evitar a transfixação por disparos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Segurança Pública

DetranRS - em defesa da vida