Operação Desmanche é deflagrada em Passo Fundo

Foto horizontal colorida mostra mulher com colete do DetranRS de costas vistorando uma carcaça de carro durante a operação
Ação foi deflagrada nesta terça-feira(9/4) - Foto: Pablo Cardozo/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou a 140.ª Operação Desmanche, em Passo Fundo.  A ação foi realizada na manhã desta terça-feira (9/4). Na ocasião, foi fiscalizada uma empresa que apresentou peças e acessórios de veículos acondicionados irregularmente, em processo de desmanche, e foram apreendidos 10 veículos automotores. Também foi encontrado um veículo com o chassi adulterado

A empresa fiscalizada foi autuada e interditada pelo Corpo de Bombeiros Militar e recebeu notificações por poluição ambiental e falta de licença.

A Operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela SSP, a fim de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo veículos no Rio Grande do Sul.

A foto mostra os servidores fiscalizandoOperação de Passo Fundo foi elaborada com a contribuição do número de indicadores da região - Foto: Pablo Cardozo/SSP

De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, o apoio da população, ao fazer denúncias, colabora para as investigações e para as soluções dos crimes.

“A Operação de Passo Fundo foi elaborada com a contribuição do número de indicadores da região, analisados pelo nosso observatório”.

Realizada regularmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os veículos abandonados em seu depósito, a reciclagem também foi adotada no âmbito da Operação Desmanche. Toda a sucata apreendida nos desmanches ilegais é descaracterizada por meio de compactação e encaminhada para reciclagem na Gerdau, o que impede que as peças sem origem retornem ao mercado ilegal.

A foto mostra os Bombeiros autuandoEmpresa fiscalizada foi autuada e interditada pelo Corpo de Bombeiros Militar - Foto: Pablo Cardozo/SSP

A ação deflagrada hoje contou com a participação de 35servidores da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias, do Detran e da própria SSP.

As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos gaúchos cadastrados na página.

Denúncias sobre qualquer atividade irregular podem ser encaminhadas, de forma anônima, para a SSP. O cidadão pode denunciar por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da secretaria (Denúncia Digital 181).

Texto: Anelize Sampaio - Ascom- SSP
Revisão: Elen Azambuja -  Ascom- SSP