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DetranRS qualifica atendimento presencial em Porto Alegre

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Imagem da sala de atendimento presencial do DetranRS na unidade do TudoFácil Centro
O TudoFácil Centro fica na avenida Borges de Medeiros, nº 521, em Porto Alegre

O atendimento presencial do DetranRS, realizado na unidade Centro do TudoFácil, em Porto Alegre, está passando por melhorias para atender melhor à população. As principais novidades são a reformulação das instalações físicas, integrando as equipes de diferentes canais de atendimento, e uma nova identidade visual, que facilita a visualização dos guichês pelo cidadão.

A sala de espera, redimensionada e mais acolhedora, conta com a apresentação de vídeos institucionais explicativos dos serviços (série “Detran Explica”), e educativos, como é o caso, atualmente, do vídeo do Movimento Empatia no Trânsito. A equipe do atendimento virtual (chat), agora está integrada à do atendimento presencial, no mesmo espaço, permitindo melhor multiplicação do conhecimento e tramitação das demandas.

Na sequência, está prevista a implantação de sistema gerenciador de filas e de pesquisa de satisfação no atendimento.  A unidade Centro é o laboratório para aprimoramento do projeto, que será expandido para as demais unidades presenciais, na Capital (Zona Norte e Zona Sul). Carlos Langone, ouvidor-geral do DetranRS, ressalta que, após as benfeitorias já realizadas, o atendimento presencial no TudoFácil Centro conta com melhor acolhimento aos usuários dos serviços do DetranRS.  

Também está prevista a inauguração de um espaço para receber o cidadão e orientá-lo sobre a utilização dos serviços digitais oferecidos pela Autarquia por meio da Central de Serviços. “A ideia é possibilitar que as demandas que eventualmente cheguem em papel possam prosseguir de forma virtual, agilizando os processos e reduzindo o impacto ambiental, visto que o cidadão aprende como realizar o serviço diretamente pela internet, podendo fazer direto da sua casa numa próxima vez”, destaca Langone.

DetranRS digital

Na gama de serviços digitais, que podem ser realizados diretamente pela internet, estão:

• apresentação de condutor infrator para veículos de pessoa física;
• apresentação de defesa da autuação eletrônica de infrações de competência do DetranRS;
• emissão de guia de pagamento para retirar veículo de Depósito;
• registro de alerta de furto e roubo de veículo;
• aviso ao proprietário de que o veículo foi para depósito;
• aviso que a CNH estará disponível para retirada;
• resultado de recurso de multa do DetranRS, para o condutor e o proprietário;
• aviso de que foi apresentado condutor de infração cometida com o veículo de outra pessoa, para condutor e proprietário;
• aviso de envio do documento de licenciamento do veículo (CRLV);
• resultado da apresentação de condutor infrator para o condutor e o proprietário, permitindo ao condutor controlar os pontos inseridos em seu prontuário por infrações cometidas com veículos de terceiros;
• extratos de autos de infração disponíveis no site;
• resultado da solicitação feita por proprietários sobre a apresentação de condutor para infrações cometidas em seus veículos;
• informações de pessoas jurídicas reunidas em único local permitem às empresas consultarem dados de toda a sua frota, incluindo infrações vinculadas aos seus veículos.

O DetranRS realiza atendimento presencial em Porto Alegre nas três unidades do TudoFácil. O horário de atendimento dos locais é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para protocolar documentos, as solicitações devem chegar até as 17h30min.

Atendimento presencial

No TudoFácil são prestados serviços do DetranRS, tais como:

  • apresentação de condutor (exceto multas da EPTC e de Órgãos Federais - DNIT e PRF);
  • defesa de autuação (Órgão de trânsito responsável DetranRS);
  • recursos de infrações 1ª instância (Órgão de trânsito responsável DetranRS);
  • recursos de infrações 2ª instância (direcionadas ao CetranRS);
  • defesa e Recurso de Processos de Suspensão do Direito de Dirigir (PSDD) e de Cassação do Direito de Dirigir (PCDD);
  • solicitação de cópias de AIT (Auto de Infração de Trânsito), PSDD e PCDD (apresentar cópia do documento de identidade do proprietário e documento do veículo - CRLV);
  • restituição DetranRS: taxas de habilitação; taxas de veículos; multas de trânsito;
  • informações gerais referente a Veículos e Infrações - somente para o proprietário (apresentar documento do veículo e documento de identidade);
  • informações gerais referente a Habilitação - somente para o próprio condutor (apresentar carteira nacional de habilitação do condutor).

Endereços

TUDOFÁCIL CENTRO - Avenida Borges de Medeiros, nº 521 - Centro, Porto Alegre/RS. 
TUDOFÁCIL ZONA NORTE - Rua Domingos Rubbo, nº 51 - Cristo Redentor, Porto Alegre/RS.
TUDOFÁCIL ZONA SUL - Avenida Wenceslau Escobar, nº 2666 - Tristeza, Porto Alegre/RS. 

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