Detran/RS credencia primeiro Centro de Desmanche de Veículos
Publicação:

Com a implantação do sistema de nota fiscal eletrônica, começa a funcionar, nesta quinta-feira (23), o primeiro Centro de Desmanche de Veículos (CDV) credenciado ao Detran/RS. O secretário em exercício da Administração e RH, Luiz Antônio Philomena, e o diretor do Detran/RS, Denilson da Silva, assinaram o certificado de credenciamento em evento nesta quinta-feira (23) na empresa FS Comércio de Peças Automotivas Ltda, em Canoas.
O processo de credenciamento dos desmanches iniciou-se em março de 2011, para regulamentar a atividade e coibir furtos e roubos de veículos. Hoje, são 316 empresas cadastradas (em processo de credenciamento): 163 apresentaram a documentação completa e passam por treinamento. Outras 87 já instalaram o sistema informatizado e estão cadastrando o estoque de peças. O sistema já conta com mais de 240 mil peças cadastradas. A expectativa é que até o final do ano, pelo menos essas 87 empresas já estejam devidamente credenciadas, atuando com a nota fiscal eletrônica.
Com a primeira empresa credenciada, o Detran/RS inicia uma sequência de regularização de todas as empresas que concluírem as etapas solicitadas: documentação, instalações prediais, treinamento, instalação de canal de dados, cadastramento de peças e integração do sistema de estoque com o emissor de nota fiscal eletrônica.
Até agosto de 2015, quando entra em vigor a Lei Federal 12.977/2014, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres, todas as 316 empresas deverão estar atuando como CDVs credenciados ao Detran/RS, nos moldes dos demais credenciados pelo Detran/RS (Centros de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores, Centros de Remoção e Depósito e Fábricas de Placas e Tarjetas). Após o prazo estabelecido pela lei federal, as empresas que não se credenciarem serão consideradas irregulares e serão fechadas pelos órgãos competentes.
O diretor do Detran/RS lembrou o longo trajeto percorrido para regulamentar essa atividade e o quanto esse trabalho poderá impactar na segurança pública. “Essa é uma manhã histórica para a Autarquia. Esperamos que em um curto espaço de tempo possamos estar comemorando a redução dos índices de furto e roubo de veículos”.
Para o secretário, o maior ganho da sociedade com o controle do Estado sobre os desmanches é a segurança do trânsito “Mais do que reduzir roubo e furto, reduzir o valor dos seguros, esse controle vem em defesa da vida”. Philomena também ressaltou a coragem das empresas que acreditaram em trabalhar com o Estado, tendo que cumprir todas as exigências do poder público, mas também se beneficiando de todo o suporte oferecido.
Portal dos Desmanches
Na esteira do credenciamento dos desmanches, o Detran/RS lançará, até o final do ano, um serviço de busca para peças à venda nos CDVs, acessível via Internet, inclusive com consulta pela rede móvel de celular. O Portal dos Desmanches reunirá todas as peças cadastradas pelos CDVs credenciados, disponibilizando endereços e canais de contato.