Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desmanche: operação apreende carcaças de veículos em Caçapava do Sul

Publicação:

Tres homens uniformizados de costas observam um guindaste elevar uma sucata de carro a uma plataforma móvel de descontaminação
Operação aconteceu nessa terça-feira em Caçapava do Sul

Nesta terça-feira (21/11), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou uma nova edição da Operação Desmanche, no município de Caçapava do Sul. A ação teve como alvo um depósito irregular de veículos de propriedade de um indivíduo com antecedentes por crime de poluição ambiental. Até o momento, estima-se a apreensão de 90 carcaças veiculares no local.

A operação, realizada de forma permanente pela SSP, é constituída pelas cinco instituições vinculadas da pasta. A ação deflagrada em Caçapava do Sul contou com um efetivo de 26 servidores, integrantes da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do DetranRS e da própria SSP.

A Desmanche tem o objetivo de coibir a venda de peças sem origem, o que contribui, de forma indireta, para a redução de roubos e furtos de veículos no Rio Grande do Sul. Para o coordenador da operação, major Jefferson Eroni, “O combate à receptação interrompe o comércio ilegal de peças roubadas ou furtadas e contribui para a melhoria dos indicadores criminais”.

Ao longo do ano, a Operação Desmanche foi marcada por algumas edições com recorde de apreensão. Em agosto, por exemplo, a força-tarefa apreendeu mil toneladas em uma empresa de desmontagem irregular de caminhões, no município de Estrela. Criada em 2016, a força-tarefa já percorreu cerca de 60 municípios gaúchos e chegou hoje à 128.a edição.

Texto: Anna Emília Soares - Ascom SSP
Revisão: Elen Azambuja - Ascom SSP

DetranRS - em defesa da vida