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Falha da Procergs causa lentidão em serviços do CRVA Detran em Passo Fundo

Falha da Procergs causa lentidão em serviços do CRVA Detran em Passo Fundo

Em janeiro desse ano foi alterada a sistemática do DetranRS para a realização de processos nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do Rio Grande do Sul. Tornou-se obrigatória a digitalização de processos e foi criado o sistema de vistoria na web, entre outros procedimentos. Desde então as fotos tiradas nas vistorias de cada veículo devem alimentar o sistema para que o processo seja concluído. A meta do órgão é dar mais agilidade e, em poucos anos, acabar com o uso do papel. No entanto, desde que começou a vigorar, a situação é bem diferente. Os processos estão bem mais lentos, o que tem gerado reclamação diária dos contribuintes no balcão do CRVA em Passo Fundo.

O problema central está na PROCERGS, empresa estatal, responsável pelo processamento dos dados. Como há muitos anos não recebe investimentos do governo Estadual, tem uma estrutura defasada, com equipamentos obsoletos e não acompanhou a modernidade. O sistema, que era para agilizar, se tornou um problema, pois é lento, por vezes fica fora do ar ou oscila durante o dia. Conforme Fernanda Ghelen Braga Roman, oficial designada do Registro Civil, o CRVA em Passo Fundo desde outubro do ano passado sofreu uma transformação na sua infraestrutura para melhor atender. Adquiriu novos maquinários, computadores, contratou nova empresa para internet, comprou scanner de alta resolução e rápida para a digitalização e contratou nova equipe de trabalho. No entanto, essas melhorias esbarram na PROCERGS. Fernanda cita que essa não é uma situação exclusiva de Passo Fundo e que em outras cidades também ocorre, sendo que os cartórios já vinham se manifestando contrários a digitalização dos processos.

A alta demanda de serviços no município torna o problema ainda mais grave. Tem casos onde o usuário chega para realizar um processo às 10h e saí às 15h, ou seja, cinco horas depois. A própria responsável pelo cartório admite que isso é injusto com quem paga altas taxas e não está recebendo um serviço de qualidade por conta dessa falha governamental. E a perspectiva não é de melhora no curto prazo. Fernanda diz que é importante esclarecer essa situação aos contribuintes e colocar o órgão à disposição para encaminhar reclamações ao DetranRS, responsável por coordenar esse serviço.

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