Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

Denatran ignora e-mail com pedido do Detran sobre novas placas

Placas no padrão do Mercosul deverão começar a ser implantadas a partir de sábado

Caso pedido do Detran-RS não seja aceito, novas placas deverão começar a ser instaladas no sábado | Foto: Lúcio Távora / Ministério das Cidades

Caso pedido do Detran-RS não seja aceito, novas placas deverão começar a ser instaladas no sábado | Foto: Lúcio Távora / Ministério das Cidades

Franceli Stefani

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que não recebeu nenhum ofício ou pedido do Detran do Rio Grande do Sul para houvesse um adiamento da vigência do novo sistema de placas padrão Mercosul, conforme o que prevê a resolução de número 729 de 2018. Porém, um e-mail, enviado às 11h20min desta quarta-feira, com confirmação devolvida, mostra que o apelo foi feito. 

“Não tem uma explicação plausível para essa situação toda. Não receberam ofício físico porque ele foi encaminhado pelo Correio e não há tempo viável para isso”, justificou o diretor do Detran gaúcho, Paulo Roberto Kopschina. O recebimento foi confirmado às 12h17min, pouco menos de uma hora após envio. 

Se nada mudar, o novo modelo passa a ser obrigatório, a partir deste sábado, dia 1º, para os veículos novos, transferidos ou em caso de necessidade de troca das placas. “Tenho certeza que teremos mudanças, não tem como ser diferente. O Rio de Janeiro é o único Estado que está operando nesses moldes, não é algo simples”, destacou. 

O departamento pede que o prazo seja postergado até o dia 14 de dezembro, para os testes internos e ajustes sistêmicos, para que o início da nova placa para o público seja considerada a data de 18 de dezembro. 

“Office boy do Denatran” 

À tarde, reunião com cerca de 60 estampadores de todo o Estado tratou do assunto. Convocada pelo próprio Detran, serviu para dirimir dúvidas dos prestadores de serviço: “Eu usei uma expressão, a de que o Detran do Rio Grande do Sul é o office boy do Denatran, e de luxo ainda”, enfatizou Kopschina. Ele frisou isso porque a parte de recebimento da documentação, conferência e checagem é feita pelo departamento. “Nós verificamos se está tudo em ordem e então é mandado para o credenciamento que é feito por eles. Nós chamamos todos para a reunião justamente para esclarecer as demandas apresentadas por eles.” 

Kopschina enalteceu a preocupação da capacidade de atender a demanda de serviço. “É importante que tudo funcione. O processo não é demorado, é só o tempo de fazer, mesma coisa que ocorre com as placas cinzas de hoje. Foi feita uma adequação no sistema e é tudo informatizado”, lembra. O Detran conta, atualmente, com 314 estampadores para 497 municípios e, agora, com a mudança, o número caiu para cerca de 70. 

O Denatran explicou que não há uma tabela de quanto custará essa troca. O valor da taxa será estipulado por cada órgão estadual de trânsito, no caso o Detran. De acordo com o Denatran, o credenciamento feito junto ao departamento é obrigatório para a realização das atividades de fabricação e estampagem de placas, porém cada Detran pode exigir outro critérios para a realização das atividades em sua circunscrição. “Portanto, em última análise, são os Detrans os órgãos competentes para apresentar os dados referentes ao número de empresas aptas a fabricar ou estampar placas no padrão Mercosul em cada estado da Federação”, informou, através da assessoria de imprensa. 

Placas têm identificação digital 

As novas placas são brancas e bastante diferentes das usuais. Elas contém quatro letras e três números, além de um QR Code para identificação digital. O Ministério das Cidades anunciou a retirada dos brasões de estados e cidades de origem de cada veículo. Dessa maneira, mesmo que o carro, caminhão ou motocicleta saia de seu município ou Estado não precisará ser alterada.

Leia no site de origem.

DETRAN-RS