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Ações educativas buscam reduzir atropelamentos na Osvaldo Aranha

A utilização do radar móvel no corredor de ônibus, mas sem multar os motoristas, além da abordagem de conscientização dos condutores e pedestres para uma circulação mais segura, foram atividades desenvolvidas nesta quinta-feira, 21, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na av. Osvaldo Aranha.

As ações, que serão repetidas naquela via, fazem parte do projeto de segurança viária para a redução de atropelamentos, principalmente no corredor de ônibus. Ao todo, foram 267 casos registrados pela EPTC de 2005 até junho deste ano, com oito vítimas fatais. Entre os atropelamentos, 67% aconteceram no corredor.

De acordo com o Diretor-Presidente da EPTC, Marcelo Soletti,que esteve presente na atividade, a Osvaldo Aranha é a via com aior numero de atropelamentos na Capital. “Ela é a avenida que mais nos preocupa pelo número de atropelamentos. Estamos adotando a redução de velocidade dentro dos corredores de 60km/h para 50km/h, além dos 30km/h junto às estações. Estamos aqui com o radar hoje, e estaremos em outros dias. Também faremos ações educativas para reduzir os riscos de atropelamentos.

Acredito que em cerca de 30 dias toda a sinalização da área já estará concluída”, afirmouAs principais causas dos atropelamentos são o desrespeito à velocidade regulamentada e a imprudência dos pedestres na travessia da via. Entre os atropelados, a maioria era idosos. Em até 30 dias as placas com alteração na velocidade e demais sinalizações no trecho estarão concluídas.

Medidas – O projeto de segurança viária da EPTC terá travessias integrais em faixas de segurança para pedestres nas estações do corredor de ônibus com maior circulação de pedestres, sem a necessidade de espera no canteiro central; colocação de rampas de acessibilidade e piso podotátil junto às faixas de segurança; criação de novos pontos de travessias; refúgios para pedestres e a moderação de velocidade no corredor de ônibus. Na estação HPS já existe um controlador de velocidade. Serão implantadas, também, novas vagas exclusivas de estacionamento para veículos de deficientes físicos e de idosos; disciplinamento viário através da colocação de tachões e sinalização horizontal; sinalização educativa ao longo da via para motoristas, pedestres e ciclistas. (PMPA)

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