Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPVA e Licenciamento 2022

Como consulto o valor do IPVA e taxa de licenciamento do meu veículo?

Pela Central de Serviços do DetranRS:

  1. Faça seu cadastro/login com a senha gov.br;
  2. Em "Consulta de veículos", serão listados os veículos de sua propriedade, clique sobre aquele que deseja consultar. Caso queira acessar os débitos de veículo de outro proprietário, informe placa e Renavam e clique em "Consultar";
  3. Serão listados em separado cada um dos valores pendentes e será necessário pagar um por um. Quem quiser, pode clicar no botão "Pagar com Pix". Será gerado um QR-code ou código para cada um dos valores a pagar;
  4. Abra o aplicativo do seu Pix e faça a leitura do QR-code, ou copie e cole o código gerado, confirme as informações e finalize o pagamento;
  5. Com a quitação de todos os débitos listados a informação será repassada ao sistema do DetranRS para a confirmação do licenciamento.
  6. O proprietário do veículo terá, então, total independência para baixar o CRLV digital no celular ou, se quiser, imprimir o documento em casa.

Pelo site ou aplicativo IPVA RS, da Fazenda Estadual (Secretaria da Fazenda RS):

  1. Acesse o site da Fazenda Estadual ou baixe o app IPVA RS na Google Play ou Apple Store;
  2. Ao abrir, informe placa e Renavam do veículo e clique em "consultar";
  3. Serão listados em separado cada um dos valores pendentes. Quem desejar pagar com Pix, deverá clicar em "Gerar Pix para pagamento" de cada valor em aberto. Será gerado um QR-code ou código para cada um dos valores a pagar;
  4. Abra o aplicativo do seu Pix e faça a leitura do QR-code, ou copie e cole o código gerado, confirme as informações e finalize o pagamento;
  5. Com a quitação de todos os débitos listados a informação será repassada ao sistema do DetranRS para a confirmação do licenciamento.
  6. O proprietário do veículo terá, então, total independência para baixar o CRLV digital no celular ou, se quiser, imprimir o documento em casa.

O pagamento dos débitos do veículo também pode ser feito por meio da rede conveniada: Banco do Brasil (somente clientes BB), Banrisul, Sicredi  ou Bradesco. Clientes desses bancos podem usar canais de atendimento facilitado, como aplicativos, portais de internet e caixas eletrônicos. Quem não é cliente deve comparecer presencialmente nas agências ou nos correspondentes bancários e informar a placa e o Renavam do veículo.

Pagamento parcelado
A Fazenda Estadual oferece a possibilidade de pagamento do IPVA 2022 parcelado em até seis vezes sem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (pague a primeira parcela) dentro do mês de janeiro de 2022. As três primeiras parcelas, que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3% respectivamente.

Você sabia que existe ainda a possibilidade de financiar débitos de IPVA, multas, taxas de licenciamento e até mesmo DPVAT, em dia ou atrasados atrasados? Clique aqui e saiba como fazer. Para ver as condições, é preciso entrar em contato diretamente com as empresas financeiras credenciadas pelo DetranRS. 

Outras informações sobre IPVA devem ser verificadas com a Secretaria da Fazenda pelo fone (51) 3323.7900 – site www.sefaz.rs.gov.br.

Consulte os prazos máximos para regular a situação do seu veículo pra 2022:

Calendário de vencimentos do IPVA e licenciamento para 2022
Calendário de vencimentos do IPVA e licenciamento para 2022

Conteúdos relacionados

DetranRS - em defesa da vida