Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

INFs - Entidades Credoras

Para obter cadastro junto ao DetranRS para uso do RECONET, a empresa deverá, obrigatoriamente, ser autorizada pelo Banco Central (§2º do artigo 1º da Portaria DetranRS n.º 175/2018).

ATENÇÃO: os formulários disponibilizados são documentos oficiais do DetranRS e não podem sofrer qualquer tipo de alteração. Se necessário, preencher à mão e em letra legível. 

Para cadastramento junto ao DetranRS, encaminhar:

- Requerimento para cadastramento de ENTIDADE CREDORA - INF, com lista de documentos exigidos

- Requerimento para cadastramento de ADMINISTRADORES de INF, usuários do sistema RECONET

Toda documentação deverá ser encaminhada via Correios, para: Coordenadoria de Credenciamento, Rua Voluntários da Pátria, n.º 1358, 5º andar, Porto Alegre-RS, CEP 90230-010.

Ou, entregue pessoalmente na rede Tudo Fácil.

Para atualizar dados cadastrais e/ou endereço da empresa junto ao DetranRS, clique (aqui).

Manual para cadastro de operadores no Sistema RECONETclique (aqui).

Manual para utilização do Sistema RECONETclique (aqui).

Sobre operação do Sistema RECONET (gravames, etc): reconet@detran.rs.gov.br 

Para RENOVAR cadastramento, encaminhar:

-  Requerimento de RENOVAÇÃO de cadastro, com lista de documentos exigidos

Para atualizar cadastro de Administradores da INF, encaminhar:

Solicitação de Descadastro ou Substituição de Administrador(es)

Atualização de Dados Cadastrais do Profissional

Toda documentação deverá ser encaminhada via Correios, para: Coordenadoria de Credenciamento, Rua Voluntários da Pátria, n.º 1358, 5º andar, Porto Alegre-RS, CEP 90230-010.

Ou, entregue pessoalmente na rede Tudo Fácil.

Portaria DetranRS nº 175/2018, de 04/04/2018 - Estabelece os procedimentos para cadastro de entidades credoras, registro de contrato e anotação de gravame veicular.

Conforme art.1º:

"§ 1º O procedimento mencionado no caput deste artigo se refere exclusivamente ao lançamento de dados e registro de contratos e anotação de gravames realizados por meio dos sistemas informatizados fornecidos pelo DETRAN/RS, notadamente pelo sistema Registro de Contratos - RECONET.

§2º Os registros de contratos com cláusula de alienação fiduciária em operações financeiras, consórcios e arrendamento mercantil se darão neste Estado somente pelas empresas autorizadas pelo BACEN e cadastradas perante o DETRAN/RS,exclusivamente mediante o uso dos sistemas informatizados fornecidos pelo DETRAN/RS.

§3º O lançamento de dados para registro de contratos de reserva de domínio em veículo automotor, por parte de empresas que não sejam instituições financeiras, deverá ser efetivado unicamente perante os Centros de Registro de Veículos Automotores do Estado – CRVAs.

§ 4º O lançamento de dados para o registro de contratos de penhor em veículo automotor deverá ser efetivado unicamente perante os Centros de Registro de Veículos Automotores do Estado –CRVAs."

DetranRS - em defesa da vida