Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS promove ação educativa no Planeta Atlântida

Publicação:

Grupo de jovens que, antes do início do primeiro dia do Planeta Atlântida 2020, participou de atividade educativa da Balada Segura, promovida pelo DetranRS
O DetranRS está na entrada do Planeta conversando com os jovens sobre os riscos do álcool no trânsito

O DetranRS marca presença no maior festival de música do Sul do país para alertar os jovens sobre os riscos do álcool no trânsito. Agentes da Balada Segura e profissionais da Escola Pública de Trânsito estarão na entrada do Planeta Atlântida nesta sexta (31) e sábado (1º) realizando testes educativos do bafômetro e conversando com os planetários sobre empatia e segurança. 

A atenção do DetranRS nessa ação educativa não será somente para os motoristas, já que pouca gente vai de carro para a SABA. A preocupação é também com os pedestres, que tem uma maior probabilidade de se envolver em acidentes quando alcoolizados. Pesquisa recente do DetranRS com base nas perícias realizadas pelo IGP (Instituto Geral de Perícias) apontou presença de álcool em 45,9% dos pedestres vítimas de acidentes de trânsito em 2018. 

Para abordar os jovens que chegam ao festival, o DetranRS elaborou um quiz com perguntas sobre os riscos do álcool no trânsito, a importância do cinto de segurança e da carona segura. O objetivo é oferecer informações que possam orientá-los a tomar decisões para voltar pra casa em segurança. 

A Balada Segura também estará com as blitze regulares de fiscalização no litoral Norte e Sul.

DetranRS - em defesa da vida