Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS apresenta implantação da CNH do Brasil à Senatran

Publicação:

Mudanças da CNH do Brasil foram trazidas pela Resolução nº 1.020/2025, do Contran
Mudanças da CNH do Brasil foram trazidas pela Resolução nº 1.020/2025, do Contran - Foto: Divulgação DetranRS

Nesta segunda-feira, 27, o Detran gaúcho recebeu uma comitiva da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Controladoria-Geral da União (CGU), que estão realizando visitas técnicas nos estados para acompanhar o processo de implementação do Programa CNH do Brasil.

Pela manhã, coordenada pela Diretora-Geral Adjunta, Isabel Friski, uma equipe de servidores do DetranRS, com apoio da Procergs, demonstrou o modelo arquitetado para o RS e as etapas de implantação do programa aqui no Estado: em 05 de janeiro, o DetranRS implementou a primeira parte do programa no RS, com a redução das aulas práticas para o mínimo de 2h e com a etapa teórica sem exigência de carga horária; posteriormente, com a publicação do Manual Brasileiro de Exames, o DetranRS realizou a retirada da baliza das provas práticas; e no dia 10 de março, iniciou-se a atividade dos instrutores autônomos e o uso de veículo próprio para aulas e provas.

Pela tarde, equipes das áreas de Habilitação e Exames do DetranRS apresentaram à comitiva o funcionamento prático do processo de habilitação, desde a abertura do serviço no CFC até a aplicação do exame, com a demonstração de todos os parâmetros de segurança dos sistemas da autarquia gaúcha. As equipes visitaram um Centro de Formação de Condutores e um local de aplicação de provas práticas da Capital gaúcha.

A comitiva da Senatran e da CGU é composta por Rogerio Balinski, Analista Superior; Thiago Fayad Queiroz, Assessor Técnico; Davison Wisniewski de Souza, Superintendente da CGU no RS; e Jaime Brito, Auditor Federal de Finanças e Controle.

DetranRS - em defesa da vida