Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS apresenta em Brasília projetos implementados no último ano

Publicação:

Diretor Marcelo Soletti (primeiro à direita) representa o DetranRS no evento promovido pela Associação Nacional dos Detrans
Diretor Marcelo Soletti (primeiro à direita) representa o DetranRS no evento promovido pela Associação Nacional dos Detrans - Foto: Divulgação

O diretor-geral adjunto do DetranRS, Marcelo Soletti, representou a Autarquia no primeiro dia de trabalhos do 69º Encontro Nacional dos Detrans, em Brasília (DF). Em painéis realizados pela manhã e pela tarde desta quarta-feira (16), Soletti apresentou aos demais Detrans os principais cases da autarquia gaúcha de trânsito para facilitar a vida dos cidadãos.

Soletti abordou a adoção do formato virtual para os leilões de veículos, solução implementada no início da pandemia e que tem tido sucesso – em 2020, o DetranRS registrou o maior valor em arrematações de sua série histórica. A supervisão remota dos exames teóricos foi outra medida colocada em prática durante a pandemia: nesse modelo, o candidato realiza a prova diretamente em um Centro de Formação de Condutores, sob a supervisão a distância de um examinador do DetranRS, que acompanha a realização da prova através de filmagem em tempo real.

Também foi destaque da apresentação o programa Peça Legal, que consiste na oportunidade de o cidadão consultar, pela internet, todo o estoque de peças veiculares dos Centros de Desmanche de Veículos do DetranRS – são mais de oito milhões de peças à disposição, as quais podem ser consultadas em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. Outro programa implantado no último ano é o Veículo Legal, que permite ao motorista o pagamento de débitos na própria blitz através de cartão ou aplicativo bancário.

Também foi apresentado pelo diretor-geral adjunto o fim da circunscrição para a realização de serviços de veículos nos Centros de Registro de Veículos Automotores. Com essa medida implantada em 2020, o cidadão pode realizar os serviços inclusive fora da sua cidade. Por fim, Soletti também destacou a histórica redução na taxa de licenciamento veicular, que foi unificada, neste ano, no valor de R$ 66,70 (veículos com menos de 15 anos pagavam R$ 94,69). Taxas de transferência de propriedade também foram reduzidas, além de ter sido concedida a isenção dessa taxa para motocicletas pelos próximos dois anos.

Para Marcelo Soletti, “a administração do DetranRS está totalmente voltada a melhoria dos serviços, com foco no cidadão. A Central de Serviços é um exemplo que também deve ser destacado: no último ano, agregamos as funcionalidades de apresentação de condutor e defesa de suspensão e cassação e, em breve, teremos novidades, com novos serviços e uma nova dinâmica de navegação”.

DetranRS - em defesa da vida