DetranRS abre sala de provas extra e amplia força-tarefa de exames teóricos

Força-tarefa e novas medidas devem desafogar provas represadas em razão da pandemia - Foto: Divulgação DetranRS

Para atender a demanda represada em função da pandemia, o DetranRS abre, na próxima semana, uma sala de provas extra na Capital e amplia força-tarefa para aplicar exames teóricos no interior do Estado. A sala de provas extra oferecerá temporariamente cinco turmas com 30 vagas cada para candidatos da Região Metropolitana, totalizando 150 vagas por dia, além das 42 já oferecidas no Centro Administrativo do Estado. As próximas regiões a serem atendidas pela força-tarefa dos exames teóricos no interior são Montenegro e Litoral.

A sala de provas extra ficará no 9° andar do prédio da Secretaria de Segurança Pública, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, próximo da estação Rodoviária e do Trensurb. Até então, a força-tarefa na Capital ofertava quatro turmas por dia em Centros de Formação de Condutores (CFCs), que muitas vezes não podiam ser aproveitadas na totalidade em razão dos protocolos de segurança do distanciamento controlado, que exige distância dois metros entre os candidatos.

Interior
No Interior, a força-tarefa dos exames teóricos oferece cinco turmas por dia com 30 candidatos por turma, em regiões com maior demanda. Desde o final de agosto, já foram atendidas as regiões de Alegrete, Santo Ângelo, Santa Maria e Pelotas. No dia 5 de outubro, a força-tarefa estará em Montenegro e, a partir do dia 13, no Litoral. As provas são aplicadas nos Centros de Formação de Condutores sempre na modalidade impressa.

O DetranRS também ampliou a quantidade de vagas para provas teóricas eletrônicas nas regionais de Santa Maria e Caxias do Sul, além do CAFF em Porto Alegre. Reduzindo o tempo de prova de 1h para 45min, foi possível oferecer duas turmas extras, totalizando seis turmas por dia. A intenção é expandir a experiência para as regionais de Pelotas, Passo Fundo, Santo Ângelo e Alegrete.

Exames remotos
Além das provas impressas nos CFCs, o DetranRS também está trabalhando em um projeto piloto de exames remotos. As provas são aplicadas na modalidade eletrônica nos Centros de Formação de Condutores, com o acompanhamento remoto de um servidor do DetranRS. Doze CFCs do Estado já aderiram ao piloto e, hoje, são oferecidas 300 vagas semanais de exames teóricos na modalidade remota.

O diretor técnico da Autarquia, Fábio Pinheiro dos Santos, explica que as provas precisaram ser suspensas por mais de dois meses em razão do isolamento. E, no retorno, foi preciso reduzir as turmas para atender as medidas de distanciamento. “Isso nos deixou com um passivo enorme. Estamos buscando medidas criativas para minimizar os transtornos à população com os recursos de que dispomos.”

Ampliação do prazo
O DetranRS lembra ainda que o prazo de um ano para concluir o processo de habilitação está suspenso. Inicialmente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou esse prazo para 18 meses, mas em 22 de setembro, nova resolução interrompeu por tempo indeterminado a validade do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). A regra se aplica tanto para os serviços em andamento quanto para os que vierem a ser abertos.