Caem flagrantes de embriaguez na Balada Segura em Porto Alegre

Uma mão segura um etilômetro mostrando resultado zero com balão da Balada Segura ao fundo
Dados do primeiro semestre mostram que porto-alegrenses estão mais conscientes

As blitze da Balada Segura em Porto Alegre registraram uma redução de 36% nos flagrantes de embriaguez em 2019. O número de testes positivos passou de 497 no primeiro semestre de 2018 para 316 no mesmo período deste ano. Os dados são do monitoramento do programa realizado pelo DetranRS, e incluem infrações lavradas por agentes da Autarquia e agentes da EPTC, com o apoio da Brigada Militar.

O bafômetro acusou que os porto-alegrenses estão mais conscientes. O fato é comprovado também pela queda nas infrações por recusa a fazer o teste. De janeiro a junho de 2019, 1.634 motoristas optaram por “não produzir prova contra si mesmo” e foram autuados com base no artigo 165A, do Código de Trânsito Brasileiro. No primeiro semestre do ano anterior haviam sido 1.896, uma redução de 14%.

Mas os motoristas da Capital estão mais conscientes não somente com relação ao álcool. O número geral de infrações registradas na Balada Segura (licenciamento, equipamentos obrigatórios e outros) também teve queda, passando de 15.090 para 14.822, sempre comparando o primeiro semestre.

A redução dos flagrantes de embriaguez, de recusas ao etilômetro e de infrações ocorreu mesmo com aumento no número de abordagens, que chegaram 34.971 de janeiro a junho deste ano, contra 33.881 no mesmo período do ano passado (aumento de 3%).

Para a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, os dados refletem a aceitação da sociedade por programas como a Balada Segura pela sociedade. “Noventa e cinco por cento das pessoas abordadas nas blitze em Porto Alegre aceitaram soprar o bafômetro, cientes da importância dessa medida. E menos de 1% destas pessoas teve alcoolemia positiva”.

Diza lembra, no entanto, que mesmo que a fiscalização tenha avançado nos últimos anos, o Estado não pode estar em todos os lugares. “Cada um de nós tem um papel importante na mudança de comportamento daqueles que ainda resistem. Só com uma conscientização ampla, que inclua a não aceitação desse comportamento nocivo nas relações mais próximas, poderemos avançar ainda mais na redução das mortes no trânsito”.

Grafico mostra o aumento do número de abordagens na Balada Segura em Porto Alegre (de janeiro a junho de 2012 a 2019)
Número de abordagens vem crescendo ao longo dos anos
Gráfico mostra queda dos testes positivos e das recusas nas blitze da Balada Segura em Porto Alegre (comparando os primeiros semestres de 2012 a 2019)
Dados demonstram que porto-alegrenses estão mais conscientes