Balada Segura completa oito anos com resultados positivos

Luzes da cidade em uma cena noturna. Texto: 8 anos de baladas mais seguras. Marca da Balada Segura no canto inferior direito
Programa colhe resultados positivos

No dia 04 de fevereiro de 2011, acontecia no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, a primeira blitz da Balada Segura. Oito anos depois, já em 34 municípios do Estado, o programa colhe resultados positivos. O número de blitze e abordagens só aumenta, mas o percentual de motoristas flagrados dirigindo depois de beber vem caindo ao longo dos anos.

Em 2011, o percentual de motoristas sob o efeito de álcool ou que se recusavam a fazer o teste do etilômetro era de 12,2% sobre o total de abordados. Em 2018, esse percentual passou para 6,8%, uma variação de -44% no período.

Foram mais de nove mil blitze desde então, totalizando 577 mil abordagens em todo o Estado. As operações da Balada, como é carinhosamente chamada, já flagraram (e retiraram de circulação) mais de 47 mil condutores que dirigiam sob o efeito de álcool ou recusaram o teste.

CRONOLOGIA DA BALADA SEGURA

04 de fevereiro de 2011 – Início do projeto piloto em Porto Alegre. As blitze eram realizadas nas noites e madrugadas de sextas e sábados, e somente os condutores com suspeita de consumo de álcool eram solicitados a fazer o etilômetro.

27 de setembro de 2011 – Expansão da Balada Segura em Porto Alegre. As blitze passam a ser realizadas com maior frequência e todos os motoristas abordados são solicitados a fazer o teste do etilômetro.

17 de dezembro de 2011 – Primeira Balada Segura no Litoral. As blitze eram realizadas pela Brigada Militar.

09 de fevereiro de 2012 – Início da expansão para o interior do Estado. Canoas é o primeiro município depois da Capital a implantar a operação. No decorrer de 2012 e 2013, outros 18 municípios aderem.

23 de dezembro de 2013 – Entra em atividade a primeira equipe de fiscalização de trânsito do DetranRS. Após 16 anos de história, a Autarquia passa a ter servidores com prerrogativas para registrar autuações e executar medidas administrativas.

09 de junho de 2014 – O DetranRS forma mais 12 agentes de trânsito para atuar na Balada Segura na Capital, permitindo a realização de até três blitze simultâneas.

12 de dezembro de 2014 – Gravataí implanta a Balada Segura e o ano de 2014 fecha com mais 27 municípios integrando a rede da Balada Segura no Estado.

31 de março de 2015 - Estância Velha adere ao programa e completa o time de 28 municípios engajados na Balada Segura.

20 de julho de 2015 – Inicia o curso de formação para mais 18 servidores do DetranRS.

31 de dezembro de 2015 – Balanço de 2015 aponta crescimento de 49% das abordagens em relação ao ano anterior.

31 de dezembro de 2016 – Abordagens da Balada Segura no Estado crescem 19% em relação ao ano anterior.

março de 2017 – Agentes do DetranRS começam a realizar a blitz itinerante, reforçando as equipes dos municípios do interior do Estado. Foram realizadas blitze conjuntas em Eldorado do Sul, Sapucaia, Uruguaiana, Santana do Livramento, Alegrete, Passo Fundo, Cruz Alta, Canoas, Cachoeirinha e outros.

21 de setembro de 2017 –DetranRS estreia em Porto Alegre modalidade de blitz volante. Utilizando-se de um ônibus, a operação tem mais agilidade para mudar de ponto durante a noite.

31 de dezembro de 2017 – O ano fecha com mais cinco municípios integrados à rede da Balada Segura no Estado: Camaquã, Viamão, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e São Borja, totalizando 33 municípios conveniados.

04 de maio de 2018 – Garibaldi é o 34º município a aderir à Balada Segura

14 de dezembro de 2018 – Balada Segura atua no Litoral pelo 8º ano consecutivo.