Arquivo

Sobre o Blog

 

Década de Ação pela Segurança no Trânsito

Preocupada com os altos índices de acidentalidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em Assembleia Geral no dia 02 de março de 2010, que o período de 2011 a 2020 seria a Década de Ação pela a Segurança no Trânsito em todo o mundo.  A Resolução da ONU foi motivada por dados da Organização Mundial de Saúde que apontam em cerca de 1,3 milhão de vítimas fatais e US$ 518 bilhões gastos a cada ano no mundo em decorrência de acidentes de trânsito. Noventa por cento das mortes ocorrem, segundo o relatório, em países de baixa e média renda, entre eles, o Brasil.

A ONU entende que o problema da acidentalidade é grande demais para ser solucionado isoladamente por qualquer entidade, órgão ou autoridade. Por isso conclamou todos a participar de um esforço conjunto para a redução dos índices. A meta para a Década é reduzir as mortes, o número de feridos e de sequelados em 50% em relação à tendência para 2020 (gráfico abaixo).

As ações para a Década são orientadas por cinco pilares básicos propostos pela ONU:

1. Fortalecimento da gestão da segurança no trânsito;
2. Infraestrutura viária adequada;
3. Segurança veicular;
4. Comportamento e segurança dos usuários;
5. Atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação.

 

Detran/RS e o Blog da Década

Signatário da Década, o RS está engajado na missão de reduzir os acidentes de trânsito. Nesse ensejo, o Detran/RS lançou este blog, que se propõe a reunir experiências, ideias e contribuições de instituições, estudiosos do trânsito e cidadãos, firmando-se como um documento público do esforço que vem sendo feito para reverter a acidentalidade em nossas vias.

Envie seu relato, sugestão, ideia, foto ou comentário para o e-mail imprensa@detran.rs.gov.br.

 

Equipe responsável (2017):

- Alana Lacerda
- Aline Eberhardt
- Bruno Mendes
- Douglas Mafra
- Eduardo Manica
- Estela Baggio
- Eunice Gruman
- Gabriel Rosalino
- Letícia Sielecki
- Marcia Uhry Boeira
- Mariana Tochetto
- Renata Tornin
- Rose Schames
- Thyele La Rosa

Assessoria de Comunicação Social do Detran/RS