Arquivo

Conheça as cartilhas informativas sobre air bags e freios ABS

 Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que até 2014 todos os veículos produzidos no país deverão conter, obrigatoriamente, dois itens de segurança dos condutores: os air bags e o sistema antitravamento de rodas – freios ABS.

Os dois equipamentos estão previstos, respectivamente, nas Resoluções nº 380/2011 e nº 311/2009 do Contran. A edição dessas normas, para o Departamento Nacional de Trânsito, órgão ligado ao Ministério das Cidades, foi um passo importante para diminuir os índices de mortalidade e acidentes no trânsito. Porém, muitas pessoas ainda não têm noção da verdadeira importância desses itens.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) elaborou cartilhas informativas sobre o air bag e o sistema ABS. Nas cartilhas, o motorista pode conhecer, por exemplo, como é acionado o air bag e o freio ABS, seu funcionamento e manutenção de ambos os sistemas.

Veja abaixo as cartilhas!

 Cartilha 1: Air Bags

Cartilha 2: Freios ABS

Deixe uma resposta