Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

Três mil motoristas de Passo Fundo já estão inscritos na dívida ativa por falta de pagamento do IPVA

Três mil motoristas de Passo Fundo já estão inscritos na dívida ativa por falta de pagamento do IPVA

Encerra no final desse mês o calendário de pagamento do licenciamento de veículos. Passado o prazo, o motorista que for pego sem esse documento ficará sujeito à multa, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. Um dos impostos que precisa ser quitado para o licenciamento é o IPVA. Em Passo Fundo, 6.500 veículos circularam com o IPVA atrasado. O calendário de pagamento terminou em abril. 

De acordo com o delegado adjunto da Receita Estadual, Elisandro Sperandio, boa parte dos contribuintes que não quitaram o imposto foram encaminhados para a Dívida Ativa da Fazenda Pública. São cerca de 3 mil na Dívida Ativa, o que representa R$ 3,8 milhões em crédito. Com a inscrição, o débito é lançado no cadastro do Cadin-RS e nos Serviços de Proteção ao Crédito, como Serasa, Boa Vista, SPC. O contribuinte passa a correr o risco de protesto em cartório e de sofrer a cobrança judicial. 

O delegado adjunto ressalta que a principal complicação é que o motorista vai ficar impedido de circular com o veículo enquanto não quitar a dívida, também não poderá contratar com o Estado, tirar certidão negativa, ou ser nomeado em concurso público. O atraso no pagamento do imposto acarreta em multa diária de 0,33%, até o limite de 20%, conforme a data de vencimento pelo número final da placa do veículo, sendo que depois de 60 dias em atraso, mais 5% são acrescidos. 

A inadimplência na cidade é de 9.9%, já a do Estado é de 8.2%. Conforme dados, 63.700 veículos estão regularizados. Até o momento foram arrecadados R$ 53 milhões com o IPVA. Sperandio alerta que as blitz acontecerão com mais frequência. É possível consultar a situação do veículo pelo site do Detran-RS (www.detran.rs.gov.br), informando a placa e o Renavam.

Leia no site de origem.

DETRAN-RS