Audiência pública vai debater trânsito em Pelotas

O Conselho Estadual de Trânsito do RS realiza nesta quinta-feira, 07, audiência pública em Pelotas para coletar junto à comunidade daquela cidade e de outros 30 municípios da Região Sul do Estado sugestões para a melhoria do trânsito no Rio Grande do Sul. O evento acontece no auditório Dom Antônio Zattera, da UCPel, a partir das 8h, com entrada franca.

Essa será a quarta edição da série que já realizou audiências em Santo Ângelo, Caxias do Sul e Porto Alegre e que até julho atingirá também as regiões de Santa Maria e Passo Fundo. Em todas essas oportunidades, são ouvidos gestores de trânsito municipais, pesquisadores, entidades representativas das áreas de trânsito e mobilidade e também todo cidadão interessado no tema que desejar participar.

Trata-se do cumprimento da lei federal 13.614/18, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cuja meta é reduzir pelo menos à metade, em dez anos, o índice de mortes no trânsito em relação a 2018.

Para que a população gaúcha possa tomar parte ativamente do processo, além dos seis encontros presenciais previstos, está sendo disponibilizado, com apoio do DetranRS, o hotsite  Qual é o trânsito que você quer?, que pode ser acessado pelo link: https://sites.google.com/view/pnatrans/.  Neste endereço, em cinco questões que podem ser respondidas em apenas alguns minutos, qualquer cidadão pode ajudar a traçar o diagnóstico do trânsito no Estado.

Em agosto, o CetranRS encaminhará esses resultados ao Conselho Nacional de Trânsito, que estabelecerá, a partir de informações oriundas de todo o País, as metas para o período setembro 2018 a setembro 2019. Esse documento tem sua divulgação prevista para a Semana Nacional de Trânsito, que transcorre entre 18 e 25 de setembro.

O Pnatrans é coordenado no Estado pelo CetranRS, com apoio de DetranRS, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Federação das Associações de Municípios do RS, Associação Gaúcha de Municípios, União dos Vereadores do RS, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e Instituto Zero Acidente. A audiência também conta com o apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito.

O quê: Audiência pública Qual é o trânsito que você quer?

Onde: Auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas

Rua Félix da Cunha 412 (entrada pela rua Três de Maio)

Quando: Quinta-feira, dia 7 de junho, das 8h ao meio-dia

Entrada franca e aberta a todos os interessados