Mesmo durante o dia motoristas são flagrados sob o efeito de álcool, diz DMT

Carazinho

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva

Foto: DM/Rodolfo Sgorla da Silva

Quatro operações por mês têm sido realizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito em Carazinho

Um dos assuntos que recentemente são comentados por carazinhenses em redes sociais é a realização de operações Balada Segura durante o dia. As ações visam, essencialmente, coibir a mistura entre volante e bebida alcoólica, por isso, na opinião de muitos, as abordagens deveriam acontecer somente à noite.

Mas, conforme o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), órgão que realiza a Balada Segura em Carazinho, mesmo durante o dia motoristas são flagrados sob o efeito de álcool. “É o Departamento que define em que momento as operações são realizadas e elas podem ser feitas em qualquer horário. Mesmo nas ações durante o dia são flagrados motoristas alcoolizados”, comenta o diretor do DMT, Marcos Soares.

Em média, quatro operações Balada Segura são realizadas por mês em Carazinho, sendo que uma das ações mensais tem o horário definido pelo Detran/RS. As demais, acontecem em períodos escolhidos pelo DMT. “A Balada Segura fora do período noturno também serve para evitar que se forme a ideia de que durante o dia o motorista embriagado tenha menos chances de ser fiscalizado”, pontua o diretor.

Ações realizadas fora do período da noite já aconteceram nas primeiras horas da manhã e também no turno da tarde em Carazinho. “A prova de que surte efeito fazer operações durante o dia é o fato de que algumas ações registram o mesmo número de pessoas embriagadas do que nas abordagens à noite”, revela Soares.

Outras infrações

De acordo com o diretor do DMT, outras infrações também são registradas na Balada Segura. “As mais comuns são dirigir falando ao celular, não usar o cinto de segurança, levar crianças no veículo sem estarem na cadeirinha apropriada e muitos condutores dirigindo sem possuir a carteira de motorista”, enumera Soares.

Balada Segura em 2018

Neste ano, o DMT realizou quatro operações em janeiro e três em fevereiro até o momento. Na soma das sete ações, foram abordados 493 veículos. Foram registrados 11 casos de embriaguez ao volante, entre casos de alcoolemia e de recusa a fazer o teste do bafômetro.

Leia no site de origem.