Operação Viagem Segura de Navegantes fiscaliza 31,2 mil veículos

Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM aplicaram 2.372 testes de etilômetro, dos quais, 82 foram positivos. Outros 122 condutores se recusaram a realizar o teste.

Mobilizados na 84ª edição da Operação Viagem Segura, nesse feriado de Navegantes órgãos de trânsito fiscalizaram 31.278 veículos, da zero hora da quinta-feira (01) até a meia noite da domingo (04). Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM registraram quase 7,2 mil infrações de trânsito nas rodovias e parte das vias municipais.

Durante os quatro dias da Operação de Navegantes, foram recolhidos 808 veículos e 221 CNHs. Dos 2.372 testes de etilômetro aplicados, 82 foram positivos. Deste total, 40 condutores (48,8%) foram levados à delegacia e responderão por crime de trânsito devido à alta concentração de álcool no sangue. Outros 122 condutores se recusaram a realizar o teste. Todos responderão de acordo com as sanções administrativas por infração dos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento.

O feriado religioso registrou 154 acidentes*: 14 com mortes, 85 com lesões e os demais somente com danos materiais. Esses acidentes deixaram 14 vítimas fatais e 123 feridos. No ano passado, quando a operação teve cinco dias, foram 28 as vítimas fatais (média de 5,6 mortes/dia), considerando as que vieram a óbito em até 30 dias após a ocorrência dos acidentes.

Megablitz

Na noite de quinta para sexta-feira, DetranRS, Brigada Militar, Polícia Civil e EPTC realizaram três blitze conjuntas na Capital, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação aqueles motoristas sem condições de dirigir.  As operações foram montadas na avenida Paulo Gama, nas proximidades do nº 110; na Saturnino de Brito, defronte ao número 1.400; e na altura do número 1.000 da João Wallig. No total foram fiscalizados 210 veículos, somando os esforços dos agentes da Balada Segura à Operação Viagem Segura.

Os órgãos de trânsito autuaram 144 infrações diversas e realizaram 182 testes de etilômetro. Seis motoristas tiveram resultado positivo no teste do etilômetro e foram autuados por dirigir sob a influência de álcool . Vinte e oito foram autuados por recusa ao bafômetro.

Sobre a Viagem Segura

A Viagem Segura reúne os órgãos de fiscalização em operações especiais nos feriados e datas festivas em que é esperada uma maior movimentação nas estradas e vias municipais. Além das polícias e DetranRS, atuam como parceiros órgãos de trânsito municipais (EPTC em Porto Alegre), ANTT, DNIT, Cetran/RS, DAER, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Nas 84 edições já realizadas até o momento, mais de 5,1 milhões de veículos foram fiscalizados. O resultado foi a autuação de 892,6 mil infrações, o recolhimento de mais de 86 mil veículos e 23 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram realizados 184 mil testes de etilômetro, que registraram 15,3 mil infrações por alcoolemia, além de outras 2,3 mil por recusa ao teste.

* texto RETIFICADO em 07/02/17, às 08:45.