São Borja realiza primeira blitz da Balada Segura

Na primeira operação em São Borja, foram abordados 26 veículos
Na primeira operação em São Borja, foram abordados 26 veículos - Foto: Arquivo DetranRS

Na noite da última sexta-feira (06), os são-borjenses que passaram pela Rua General Marques presenciaram um elemento novo na paisagem. O balão e a tenda da Balada Segura anunciavam a primeira blitz realizada na cidade. A operação de estreia no município foi acompanhada por agentes do DetranRS, que orientaram os agentes sobre o manejo do etilômetro e a dinâmica da fiscalização.

Na primeira operação em São Borja, foram abordados 26 veículos e registradas quatro infrações de trânsito. Três motoristas foram retirados de circulação por teste do etilômetro positivo ou recusa a realizar o teste. Todos foram autuados nos artigos 165 e 165-A, do Código de Trânsito Brasileiro, que preveem multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Na parte da tarde, o DetranRS ministrou um treinamento para os agentes de trânsito municipais, brigadianos, policiais civis e policiais rodoviários federais. Os profissionais receberam orientações sobre técnicas de abordagem cidadã, manuseio do etilômetro e uso do software que registra as informações das operações. Também debateram a fundo questões da legislação relacionada ao álcool no trânsito, para que estejam aptos a responder todas as dúvidas dos condutores.

O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e o secretário Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Edson Damião Ribas, participaram da abertura e falaram da importância do programa para o município.  São Borja assinou o convênio em dezembro e se tornou o 32º município do Estado a aderir à Balada Segura.

Sobre a Balada Segura

A Balada Segura é um programa de educação e fiscalização que tem como foco um dos principais fatores de risco para acidentes de trânsito: dirigir sob o efeito de álcool. Sua especificidade é fazer o teste do etilômetro em todos os motoristas abordados na blitz, além de verificar documentação e equipamentos de segurança.

Coordenado pelo DetranRS, o programa é desenvolvido nos 34 municípios conveniados pelos agentes de trânsito municipais, sempre com o apoio da Brigada Militar. A operação completará sete anos em 2018 e vem sendo apontada como um dos fatores que ajudaram o Estado a conter a violência no trânsito.