Ação educativa na rodoviária sensibiliza para o uso do cinto em ônibus

Uso do cinto reduz a probabilidade de morte no caso de acidentes
Uso do cinto reduz a probabilidade de morte no caso de acidentes - Foto: Karol Guedes_DetranRS

Órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas estão mobilizados para conscientizar a população sobre a importância do uso do cinto de segurança em ônibus. Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizada mais uma ação educativa na Rodoviária de Porto Alegre.

O uso do cinto de segurança é obrigatório nos ônibus intermunicipais e interestaduais.  O equipamento reduz a possibilidade (e a intensidade) de choques contra a estrutura interna do veículo e contra os outros passageiros em caso de acidentes e diminui a probabilidade de morte por evitar a ejeção nos casos de colisão ou freada brusca.

As blitze na rodoviária são realizadas nas vésperas de feriados desde 2015 e envolvem Detran/RS, PRF, ANTT, EPTC, Sest Senat, Lions, Comitê Municipal da Balada Segura, Rodoviária de Porto Alegre, Programa Transportadora da Vida e empresas de ônibus como Planalto, Viação Ouro e Prata e Unesul. Além da palestra antes do início da viagem, são distribuídos materiais educativos.