Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

CRVAs com atendimento parcial nesta quinta-feira na região

Pelo terceiro dia seguido, o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Novo Hamburgo está com problema no atendimento. Quem precisa do serviço enfrenta demora e fila, já que dos 24 pontos com sistema, apenas oito estavam em funcionamento na manhã desta quinta-feira (7). Na cidade, a situação ocorre desde a última terça-feira. 

A coordenadora do CRVA 010, Marília Schwab de Holleben, disse que o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) não deu explicações detalhadas sobre o problema, mas que os computadores estão sem acesso à internet. "Estamos com poucas máquinas em funcionamento. Com isso, há mais demora no atendimento", explica. Nesta manhã, um técnico tentava liberar a conexão em outros oito pontos no CRVA da cidade, a solução emergencial foi confirmada pelo Detran. 

O problema, de acordo com a assessoria de imprensa do Detran, está ligado ao contrato entre o governo do Estado e a provedora de internet Oi. Com isso, a coordenadora do CRVA de Novo Hamburgo explica que a alternativa dada pelo Detran foi o fornecimento direto da internet por meio da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), empresa responsável pela licitação do serviço.  

Ontem, o vigilante Adriano Melo, informou que desde a terça-feira tentava fazer, sem sucesso, a transferência de um veículo e estava com receio de perder a data e receber uma multa. Ele contou que depois de não conseguir atendimento em Novo Hamburgo apelou para o CRVA de São Leopoldo, que enfrentava a mesma situação.  

Operação Papai Noel reforçará policiamento nas áreas centrais de 16 cidades da região 




Problema se estende a outras dez cidades  

De acordo com a assessoria do Detran, a falta de internet se estende a dez cidades do Estado. Aqui na região, Canoas e São Leopoldo enfrentam o problema. Em São Leopoldo, os atendimentos no CRVA estão sendo prejudicados desde a segunda-feira. Segundo funcionários do local, alguns registros de urgência chegaram a ser feitos pela web, mas sem a garantia de que seriam processados. A orientação é de que quem não tenha urgência para realizar as transferências que procure o CRVA apenas a partir da semana que vem. 

PA de Campo Bom será fechado temporariamente  

Como proceder 

Para quem precisa de algum tipo de serviço não urgente do CRVA, a sugestão é aguardar o sistema voltar. Nos casos em que não é possível esperar, como nas transferências de propriedade de veículos, que têm prazo para serem efetuadas, o coordenador do CRVA 015, também de Novo Hamburgo, Carlos Ruthner, explica que mesmo sem sistema o CRVA faz a vistoria. Quando o sistema for restabelecido, há como alterar no cadastro a data da vistoria para evitar a aplicação de multa. 

Ainda, serviços como emissão do Documento de Circulação Provisório de Porte Obrigatório (DCPPO), Certidão de Registro e Alteração de Endereço de Postagem podem ser feitos em qualquer outro CRVA. Apesar disso, não há confirmação de quais centros estão com pleno funcionamento na região. 

Leia a matéria aqui.

DETRAN-RS