II Jornada de Trânsito do Mercosul debaterá transporte internacional de cargas

Logotipo da II Jornada do Mercosul
Transporte de cargas em foco

Após focarem em habilitação de condutores, registro de veículos e fiscalização de trânsito na primeira edição do evento, representantes de órgãos de trânsito de países do bloco reúnem-se novamente para discutir transporte internacional de cargas, acidentalidade e ações preventivas. A II Jornada de Trânsito do Mercosul acontece em 11 de dezembro no Plenário da Câmara de Vereadores de Uruguaiana (rua Bento Martins, 2619).

O evento promovido pelo DetranRS tem início às 8h15, com o credenciamento. Após a mesa de abertura, haverá um painel traçando o mapa da acidentalidade no Mercosul e expondo as ações preventivas que tem sido adotadas pelos diferentes países. Ainda durante a manhã, será apresentada a campanha do DetranRS para levar informações aos estrangeiros que visitam o Estado, especialmente no período de verão.

Na parte da tarde, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Polícia Rodoviária Federal, Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do RS, Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, Receita Estadual do RS, Ordem dos Advogados do Brasil, Delegacia de Roubo e Furto de Cargas da Polícia Civil e representações do Uruguai, Argentina e Paraguai debatem o transporte internacional de carga no bloco.

A busca de um alinhamento entre os países do Mercosul  tem como propósito norteador  a meta de reduzir pela metade as vítimas no trânsito até o ano de 2020, conforme Resolução da ONU que estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020).

A Jornada tem o apoio da Prefeitura de Uruguaiana, Câmara Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL, Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do RS, Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI) e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores.

Carta de Livramento
Como resultado da I Jornada de Trânsito do Mercosul, que aconteceu em setembro em Sant’Ana do Livramento, autoridades do Brasil, Uruguai e Argentina assinaram uma carta de intenções com as próximas medidas a serem tomadas visando a redução da acidentalidade em seus países. A Carta de Livramento trouxe demandas de alteração ou regulamentação dos procedimentos de habilitação de condutores, registro de veículos, ações de fiscalização, aplicação de penalidades e exigências de equipamentos obrigatórios. O documento também propôs instalar comissões para debater cada um dos assuntos. A ideia é tornar a jornada um evento fixo no calendário dos países do Mercosul.