Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

4º Batalhão Logístico de Santa Maria reduz em 45% número de acidentes com motociclistas

Programa do Batalhão de Santa Maria atua em diversas frentes, como fiscalização continuada, análise criteriosa de acidentes e capacitações
Programa do Batalhão de Santa Maria atua em diversas frentes, como fiscalização continuada, análise criteriosa de acidentes e capacitações - Foto: DetranRS

O grupo de trabalho voltado à segurança dos motociclistas (GT Motociclistas) conheceu, na segunda-feira (27), o case do Programa de Redução de Acidentes de Trânsito no Âmbito da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de Santa Maria.

Os resultados são animadores. Comparando-se este ano com o mesmo período do ano passado, a redução no número de acidentes com militares na condução de motocicletas foi na ordem de 45% (gráfico no rodapé). Não houve, em 2017, nenhuma vítima fatal, ao passo que, em 2016, haviam sido duas.

Para o tenente Arthur Garcia, do CFC Verde Oliva, vinculado ao 4º Batalhão Logístico de Santa Maria, os resultados estão calcados em um sólido trabalho de base: “Incrementamos nosso banco de dados, mapeando as características e examinando tecnicamente as razões dos acidentes. Também realizamos sistemáticos treinamentos e inspeções internas, além da avaliação psicológica para os militares habilitados na categoria A”.

Outro ponto forte relatado pelo tenente Garcia foi a realização continuada de palestras, viabilizadas através de parcerias com entidades como a Polícia Rodoviária Federal, o Comando Rodoviário da Brigada Militar e concessionárias de motocicletas. O militar também destacou a institucionalização do “Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva”, evento promovido pelo 4º Batalhão Logístico de Santa Maria e que fomenta o compartilhamento de boas práticas. A terceira edição está prevista para maio de 2018.

Para o diretor-geral do DetranRS, Ildo Mário Szinvelski, “os resultados alcançados pelo 4° Batalhão Logístico e CFC Verde Oliva são extraordinários e derivam de práticas que precisam ser observadas e transportadas para outros âmbitos, para que possamos reduzir o preocupante número de acidentes envolvendo motociclistas”.

Também esteve na apresentação do case o sargento Deonir Trindade Maurer. Atuam na gerência do projeto o tenente-coronel Luiz Roberto Câmara e o subtenente Alexsandro Tauchen. O mentor da ação é o general Giovany Carrião de Freitas.

A apresentação completa pode ser acessada neste link.

Compartilhe esta página:
Copiar
DETRAN-RS