Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

Finados empata com Tiradentes e registra menor número de mortes no trânsito desde 2011

Foram cinco as vítimas fatais, ou uma por dia em média
Foram cinco as vítimas fatais, ou uma por dia em média

Desde que foi instituída em 2011, a Operação Viagem Segura já realizou 80 edições, entre feriados e dias festivos, levantando uma média diária de 3,8 óbitos. Esse feriado de Finados registrou muito menos vítimas fatais: cinco, ou uma por dia em média. Juntamente com o feriado de Tiradentes, também deste ano, quando ocorreram quatro óbitos nos quatro dias, essa é a menor média da série histórica da operação.

Focando somente nos feriados de Finados, o DetranRS realizou análise remontando a 2007 e levantou uma média  de mortes de 6,3 por dia. A operação encerrada no domingo (05) registrou, além dos cinco óbitos, 156 feridos, resultantes de 108 acidentes com lesões. No total, aconteceram 178 acidentes nas vias gaúchas entre a zero hora de quarta-feira, dia 1°, até a meia-noite de domingo, 5.

Foram fiscalizados no período 31.692 veículos, o que resultou em 10.855 autuações de infrações e no recolhimento de 1.081 veículos e de 232 carteiras de habilitação. No que se refere ao combate à alcoolemia, foi oferecido o teste do etilômetro a 2.606 condutores, tendo sido autuados 183 condutores, 97 deles por recusa. Os que se negaram a fazer o teste sofrem as mesmas sanções administrativas do teste positivo, ou seja, multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH pelo período de 12 meses. Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir. Foram conduzidos a delegacias, por terem incorrido em crime de trânsito, 46 condutores.

A fiscalização na Capital ganhou o reforço da Megablitz, cobrindo pontos de saída da cidade na quarta-feira. Nessa ação foram fiscalizados 160 veículos, autuados 47 e recolhidos 17. O total de autuações ficou em 76, com o recolhimento de 26 carteiras de habilitação e sete certificados de registro de veículos. Foram realizados 140 testes com etilômetro, o que resultou em sete autuações administrativas e duas criminais. Outros 19 condutores foram autuados por recusa ao teste.

A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e o Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na Capital), ANTT, Dnit, Daer, EGR, Famurs, Metroplan, Cetran/RS, Sest Senat, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Instituto Zero Acidente e o Lions Club.

Compartilhe esta página:
Copiar
DETRAN-RS