Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

Ciclistas utilizam 'respeitômetro' para alertar distâncias para motoristas

Ato ocorreu na manhã desta terça-feira em Porto Alegre

Ciclistas realizaram ato para alertar distâncias para motoristas | Foto: Guilherme Testa

Os motoristas que não obedecem ou desconhecem a distância de 1,5 metro que precisa ser mantida dos ciclistas puderam visualizá-la diretamente em Porto Alegre. Durante as atividades da Semana Nacional do Trânsito, o “respeitômetro”, ação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), teve a sua segunda edição realizada. Trata-se de uma régua instalada nas bicicletas que mostra a medida que os automóveis devem respeitar. 

A iniciativa ocorreu durante uma pedalada realizada na manhã desta terça-feira. O trajeto foi feito pela avenida Goethe, da esquina com a avenida 24 de Outubro até a rua Mostardeiro e contou com a participação de representantes de movimentos cicloativistas e funcionários do Detran/RS. Agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoraram a atividade. 

“O trânsito é coletivo, plural, e a sociedade precisa compreender que na via pública nós temos o direito de partilhar. O ciclista não é um intruso”, disse o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski. Segundo ele, é em virtude também dos ciclistas que a campanha, organizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definiu os vulneráveis como foco da mobilização. 

De acordo com a chefe da Divisão de Educação e da Escola Pública de Trânsito do DEetran/RS, Laís Silveira, o objetivo do “respeitômetro” era de chamar a atenção dos motoristas para a distância estabelecida. “A ideia é materializar para o condutor o que significa essa distância” explicou Laís, que é também coordenadora do grupo de trabalho de ciclistas do Departamento. Ainda conforme ela, o espaço de 1,5 metro serve para evitar que o deslocamento de ar provocado pelos veículos não desequilibre quem está nas bicicletas e também para prevenir acidentes em caso de o ciclista precisar desviar de obstáculos na pista. 

“As campanhas educativas ajudam porque não me deixam mais invisível no trânsito”, definiu o ciclista André Gomide, integrante da Mobicidade - Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta. 

Segundo ele, a distância de 1,5 metro é estabelecida a partir de estudos feitos mundo afora. Outro problema, conforme o cicloativista, não é somente com relação ao distanciamento, mas com o desrespeito dos motoristas e a alta velocidade que passam nas ruas. 

O distanciamento de 1,5 metro está estabelecido no artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para ilustrar melhor para os motoristas, o Detran costuma informar que a distância é a mesmo que os veículos motorizados devem manter uns dos outros durante ultrapassagens.

Leia a matéria no site de origem.

DETRAN-RS