Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

Detran/RS prepara credenciados para a Semana Nacional de Trânsito

Detran/RS prepara credenciados para a Semana Nacional de Trânsito
Detran/RS prepara credenciados para a Semana Nacional de Trânsito - Foto: Eunice Gruman

Com o objetivo de refletir sobre o tema Minha escolha faz a diferença no trânsito, proposto pelo Denatran para a Semana Nacional de Trânsito, o Detran/RS está reunindo nesta semana e na próxima seus Centros de Formação de Condutores. A ideia é inspirá-los para a realização de ações educativas em seus municípios. Para isso, a Divisão de Educação da Autarquia preparou e está disponibilizando palestras, coletâneas de vídeos e outros materiais educativos, além de orientações pedagógicas para instrumentalizar os credenciados e outros parceiros. O Detran/RS já havia realizado a mesma iniciativa no último dia 18, reunindo naquela oportunidade órgãos de trânsito municipais.

Para Jonas Bays, chefe da Divisão de Habilitação, o papel do CFC vai muito além da formação do condutor, devendo ir ao encontro das escolas, empresas e comunidade em geral. Ele lembrou que esse é o espírito da Semana Nacional de Trânsito: propor a todas as entidades ligadas ao trânsito sair de seu trabalho quotidiano para buscar a construção de um trânsito mais seguro. Laís Silveira, chefe da Divisão de Educação, reforçou a ideia, lembrando que o CFC é visto no município como referência em trânsito, contando com credibilidade sobre o tema. Laís sublinhou que a SNT é o período de lançamento de uma ideia que deverá ser trabalhada durante todo o ano, em todas as oportunidades, tais como no Dia Mundial sem Carro (22 de setembro) e no Dia em Memória das Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro). “Neste ano, o Denatran enfatizou a responsabilidade de cada um para escolhas corretas e seguras no trânsito”. No final do encontro, os CFCs Seberi e Canoense foram sorteados e receberam livros sobre trânsito oferecidos pela biblioteca do Detran/RS.

A Escola Pública de Trânsito falou aos CFCs sobre a responsabilidade do condutor em relação aos demais participantes do trânsito, por seu maior potencial lesivo para os modais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas. No entanto, orientações sobre como trabalhar com outros públicos-alvo também estão disponíveis.

Os presentes foram lembrados de que realizamos inúmeras opções no nosso dia-a-dia, e a cada escolha que fazemos, precisamos abrir mão de algo. A dificuldade é lembrarmos que nossas escolhas têm consequências e precisamos nos responsabilizar por elas – sendo que o trânsito é o ambiente em que essas escolhas são feitas a cada minuto e podem comprometer a saúde e a vida do próprio condutor e de muitas outras pessoas que circulam no espaço público. As escolhas envolvem valores e princípios que estão profundamente arraigados em nós, e com os quais precisamos lidar. “O custo de escolhas aparentemente banais, como mandar mensagens pelo celular enquanto dirige ou beber uma cerveja antes de pegar a direção pode ser alto demais para podermos suportar - e algo a ser carregado por toda a vida”, lembra Laís.

Compartilhe esta página:
Copiar
DETRAN-RS