Detran/RS e Secretaria de Educação atuam juntas para inserir educação para o trânsito nas escolas

Pai levando criança pela mão pela rua em manhã de sol
Proteção dos alunos é o principal objetivo - Foto: Divulgação

A Escola Pública de Trânsito do Detran/RS esteve nesta segunda-feira (07) em Osório, dando início à primeira fase de um projeto que permitirá, em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado, levar a educação para o trânsito à rede de escolas estaduais.

Para isso, está havendo a colaboração entre o Detran/RS e as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar. As Cipaves, estabelecidas há cerca de cinco anos e hoje atuantes em cerca de 90% das escolas, são as parceiras ideais para a disseminação dos conteúdos de educação para o trânsito junto aos professores, vistos como multiplicadores fundamentais do conhecimento junto aos alunos do ensino fundamental e médio.

A região de Osório foi escolhida para o projeto-piloto por sua vulnerabilidade ao acidente de trânsito, de acordo com dados estatísticos levantados pelo Detran/RS. A reunião  preeliminar de segunda-feira foi organizada pelo Conselho de Prevenção à Violência Escolar do município, que reúne membros da Cipave e representantes da comunidade, como bombeiros, diretores de escolas, secretarias municipais e Centros de Formação de Condutores.

Na oportunidade, o Detran/RS apresentou sua proposta de capacitação para coordenadores de 102 escolas, abrangendo toda a 11ª. Coordenadoria Regional de Educação. A Escola Pública de Trânsito realizará curso com 16 horas-aula em duas etapas nos municípios de Osório, Três Cachoeiras e Santo Antônio, com ações pedagógicas voltadas para professores.

Segundo Laís Silveira, chefe da Divisão de Educação do Detran/RS, o ciclo deverá estar completo até o mês de novembro. Serão oferecidos dois modelos de apostilas, uma voltada para o ensino fundamental e outra sobre recursos pedagógicos em educação para o trânsito. Um curso para pedestres também está sendo oferecido, na modalidade de ensino a distância.

A parceria foi estabelecida em encontro realizado na última sexta-feira (04) na Seduc. Além da pedagoga Laís Silveira, estiveram presentes na ocasião representando o Detran/RS o coordenador de Ensino Presencial da Escola Pública do Detran/RS, João Silveira e a coordenadora de Ensino à Distância, Adriana Reston.