Detetive cidadão: mais de mil imagens já foram enviadas

Lançado há pouco mais de uma semana, a nova funcionalidade do aplicativo EuFaçoPOA, chamada Detetive Cidadão, já conta com engajamento dos cidadãos, que enviaram imagens de 1.031 placas de veículos para consulta, por meio do sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS). Desse total, 55 veículos apresentaram problemas de licenciamento. Um veículo roubado/furtado já foi identificado pelo APP.

A tecnologia permite ao cidadão colaborar com a segurança pública, denunciando, anonimamente, por meio de dispositivos móveis, casos suspeitos de furto e roubo de veículos. Assim, é possível auxiliar os órgãos de segurança na identificação e recuperação de veículos roubados ou furtados em Porto Alegre. O procedimento de envio das fotos é totalmente sigiloso, e o aplicativo não registra o número de quem enviou a foto.

Segundo o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, o objetivo dessa nova ferramenta é empoderar o cidadão para que ele auxilie no combate à violência e à criminalidade. “O aplicativo, neste formato, é o único na América Latina que permite ao cidadão o retorno imediato da informação registrada e enviada para análise instantânea dos órgãos de segurança. Através da imagem enviada, a pessoa já fica sabendo, no mesmo instante, a situação do veículo”, avalia.

Costa destaca ainda a participação das pessoas nesse processo colaborativo de ajudar a tornar Porto Alegre uma cidade mais segura. “Os primeiros números comprovam a importância desse trabalho colaborativo da população, que está auxiliando o poder público no combate à violência”, observou.

Integração – A prefeitura vem ampliando o uso da tecnologia para o combate à violência em todas as regiões da cidade. No Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic), os operadores do videomonitoramento da Guarda Municipal fazem a vigilância, de forma mais integrada, 24h por dia, com o auxílio de 1,2 mil câmeras. Neste sentido, foram estabelecidas parcerias e execução de ações com as forças de segurança do Estado, onde as imagens do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública são compartilhadas com o Ceic e vice-versa. (PMPA)

Leia no site de origem