Conheça o sistema estadual de desmanches
Sistema Estadual de Desmanches
O que é o sistema estadual de desmanches?
O sistema estadual de desmanches, em vigor no Rio Grande do Sul desde 2015, foi implantado com o objetivo de regularizar as atividades de desmanches, comércio de peças usadas e reciclagem de sucata veicular. A regulamentação da atividade passou a permitir que o serviço somente seja prestado por empresa credenciada pelo DETRAN/RS.
Quem pode comercializar peças de veículos usadas?
Somente os CDVs credenciados pelo DETRAN/RS poderão permanecer na atividade de comércio de peças usadas. Esses terão exclusividade na aquisição dos itens em hasta pública ou outra forma qualquer de venda de sucata e materiais inservíveis provenientes de veículos automotores.
Como é feito o cadastro e controle das peças?
O controle sobre as atividades dos CDVs é feito com base no sistema de Gerenciamento de Informações (GID-CDV), desenvolvido pela PROCERGS e que administra dados referentes a veículos e condutores do Estado e tem conexão com a base de informações nacional (BIN).
Os credenciados emitem nota fiscal eletrônica?
Através do Sistema de Gerenciamento de Informações (GID-CDV), integrado ao sistema da Secretaria da Fazenda, o DETRAN/RS monitora as operações fiscais realizadas pelos seus credenciados, contribuindo para a diminuição do exercício informal da atividade.
Todos os novos credenciados são controlados pelo sistema informatizado?
Todos os novos credenciados são treinados por técnicos do DETRAN/RS para o uso do sistema informatizado GID-CDV.
Por que comprar peças usadas de credenciados?
Adquirindo peças usadas provenientes de uma empresa credenciada pelo DETRAN/RS, o cidadão contribui diretamente para a queda dos índices de furto e roubo de veículos com fins de desmanche, pois as peças disponíveis nos CDVs têm procedência comprovada. Além disso, são respeitados critérios técnicos de segurança e normas ambientais para seleção das peças comercializadas por estes estabelecimentos.