Detran/RS qualifica municípios para operar sistema de infrações

O Sistema de Infrações de Trânsito do Detran/RS é utilizado pelos órgãos municipais de trânsito para gerenciamento das infrações de suas competências. - Foto: Eduardo Meira

O Detran/RS realizou, nesta quarta-feira (14), mais uma edição do Curso Operacional do Sistema de Infrações de Trânsito (SIT) para prefeituras. O treinamento é destinado aos administradores dos Órgãos de Trânsito (OTRs) e das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) de municípios recentemente integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, ou àqueles que substituíram os responsáveis pela utilização do sistema informatizado.

O Sistema de Infrações de Trânsito do Detran/RS é utilizado pelos órgãos municipais de trânsito para gerenciamento das infrações de suas competências. São abordadas no curso as rotinas operacionais realizadas no sistema SIT, como fluxo do auto de infração, defesa prévia, recurso de primeira instância, relatórios e encaminhamentos. Também são realizadas demonstrações do Sistema de Controle de Acesso, como inclusão de operadores, setores e controle de perfil do usuário, e do Gerenciador de Versões Procergs, que controla o acesso e atualização do sistema.

O treinamento foi ministrado por técnicos do Detran/RS e da Procergs no Centro de Treinamento da Procergs, na zona sul da Capital. Participaram dessa edição representantes das prefeituras de Cerro Grande do Sul, Chiapeta, Espumoso, Horizontina, Itapuca, Ibirubá, Maximiliano de Almeida, Minas do Leão, Presidente Lucena, Restinga Seca, Salvador do Sul, Sapucaia do Sul, São Vicente do Sul.

Neste ano, outras cinco edições foram realizadas com a participação de 62 municípios. O próximo curso será no dia 13/07. Interessados em participar devem encaminhar e-mail para dinfra-gab@detran.rs.gov.br com nome, cargo e instituição que representam.