Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

Erros nas provas práticas de direção já podem ser pesquisados no site do Detran/RS

Formulários em papel e no tablet irão conviver por algum tempo
Formulários em papel e no tablet irão conviver por algum tempo. - Foto: Detran/RS

Quem está realizando provas práticas para a carteira de habilitação categoria B agendadas pelos Centros de Formação de Condutores de Porto Alegre já pode consultar no site do Detran/RS se teve faltas na prova prática e quais foram elas. Esses registros são conservados, podendo posteriormente fundamentar eventuais pedidos de revisão. Segundo o Detran/RS, há previsão de estender esse serviço para outras categorias.

A novidade é o projeto PPE, ou prova prática eletrônica. Após alcançar todos os Centros de Formação de Condutores da Capital com o novo formato, o Detran/RS começa a expandir o sistema para a região metropolitana. Hoje, todas as provas práticas realizadas em Porto Alegre já são registradas através do software PPE, embora paralelamente os registros ainda sejam feitos no formulário em papel. O método antigo será abandonado gradualmente.

A Prova Prática Eletrônica insere diretamente os dados da prova, do examinador e do candidato no sistema do Detran/RS via tablet,  agilizando o registro das informações do exame e minimizando a possibilidade de erros, além de fornecer um expressivo ganho de tempo, já que não existirá mais a necessidade de digitação posterior.

Dados para a gestão

A coordenadora de Exames Práticos da Autarquia, Fernanda Wilhelm, destaca que a PPE permite a geração de relatórios que poderão fundamentar aperfeiçoamentos não só no Detran/RS como também nos próprios CFCs. Por exemplo, poderá ser realizado rapidamente o mapeamento das faltas cometidas por município ou por CFC, e os erros poderão ser relacionados a faixas etárias, gênero, escolaridade ou outros dados de perfil do candidato. Em consequência, melhoramentos poderão ser introduzidos até mesmo na didática aplicada pelo CFC.

Relatório referente ao período de 22 de maio a 09 de junho, por exemplo, registra a realização em Porto Alegre de 2.545 provas, nas quais ocorreram 5.031 faltas. Dentre essas faltas, o predomínio absoluto ocorreu durante a baliza: 2300 erros. Em segundo lugar vêm as faltas cometidas durante a circulação: 619 no período enfocado.

O assessor da Diretoria Técnica do Detran/RS, Jeferson Sperb, lembra que mais segurança nos resultados das provas, maior agilidade nesse procedimento, e uma ainda maior transparência nos processos da Autarquia são algumas das vantagens do novo sistema. “A distribuição dos candidatos pelos examinadores passa a ser feita aleatoriamente pelo próprio sistema, e dowloads e uploads realizados pelos CFCs obedecem a uma lógica de privacidade e segurança coordenada pela Procergs. Assim, não há risco de qualquer influência externa sobre a prova prática do candidato”, garante Sperb.

“Haverá mais novidades em um futuro próximo”, acrescenta o diretor técnico Mauro Delvaux: “Esse projeto se integrará a outros, como o da identificação biométrica do examinador e do candidato e as filmagens das provas práticas”.

 

 Clique aqui para consultar os erros cometidos em sua prova prática

 

Compartilhe esta página:
Copiar
DETRAN-RS