Detran/RS atingiu milhares de veranistas no Litoral com educação e prevenção de acidentes

Vídeo Eu do Futuro atingiu 2,3 milhoes de pessoas somente pelo Facebook do Detran/RS - Foto: DetranRS

A Operação Verão para Todos do Governo do Estado está encerrando sua atuação tendo oferecido aos veranistas e moradores do litoral uma série de serviços e atividades culturais, esportivas e de lazer. O Detran/RS atuou em diferentes frentes, mobilizando seus agentes de trânsito, pedagogos e comunicadores.

Combatendo a acidentalidade causada pelo uso de álcool na direção, realizou com agentes próprios e em parceria com a Brigada Militar blitze em Capão da Canoa, Tramandaí, Xangri-lá, Torres e Imbé, que abordaram 3.261 veículos. Para Eron Lupato, que coordenou as equipes no Litoral, esse trabalho é fundamental, pois nas férias as pessoas tendem a se sentir menos propensas a seguir normas, mesmo as de segurança, o que foi comprovado pelo número proporcionalmente alto de infrações registradas.

Equipes de educação para o trânsito da Autarquia conversaram com 20.439 passageiros de 661 ônibus intermunicipais e interestaduais nas rodoviárias do litoral e da capital, buscando explicar-lhes as razões de segurança que justificam a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança também nos ônibus. Os pedagogos do Detran/RS ofereceram informações como a de que o cinto reduz em 75% os riscos em caso de colisão e relatam uma ótima receptividade dos passageiros. João Silveira, coordenador de Projetos e Ensino Presencial, considera que o contato direto mexe com as pessoas, que colocam de imediato os cintos e muitas vezes aplaudem a iniciativa.

A Escola Pública de Trânsito do Detran/RS deslocou-se para o Litoral também para realizar palestras para os alunos dos Centros de Formação de Condutores sobre a importância das boas escolhas no trânsito. “A emoção é a tônica desses encontros, em que enfatizamos o papel fundamental dos novos condutores para a segurança do trânsito e a realidade do compartilhamento do espaço público”, acrescenta Silveira.

O Detran/RS também contribuiu com a experiência de remoção de veículos que concentrou em um único local aqueles bens oriundos de furto e roubo recuperados no Litoral Norte. O pátio único agiliza as perícias do IGP (Instituto Geral de Perícias) podendo devolver os veículos aos seus proprietários em menos tempo. De 16 de dezembro até 28 de fevereiro foram realizadas 71 remoções dos balneários de Osório, Maquiné,  Itati, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangrilá, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Pinhal.

Para além da presença direta no Litoral, o Detran/RS, em parceria com o DAER, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) divulgou o vídeo Eu do Futuro, que atingiu 2.381.141 pessoas somente pelo Facebook do Detran/RS.  Os números totais são ainda maiores, pois o vídeo também foi compartilhado pelas páginas do Governo e do DAER no Facebook. Originalmente criado para divulgação via internet, o vídeo foi posteriormente estendido aos cinemas e televisão.

Os chamados hermanos receberam atenção especial do Detran/RS. Seis milhões de argentinos e uruguaios foram alcançados pelo Facebook, recebendo informações sobre o site especialmente criado para visitantes estrangeiros. O site http://informaciones.detran.rs.gov.br/, totalmente em espanhol, deu dicas, informou sobre multas e divulgou a legislação brasileira de trânsito.Também para esse público foi realizada entrega de panfleto informativo nas fronteiras, em parceria com a Polícia Federal.

“Essas foram algumas das ações do Detran/RS que,  em conjunto com todos os órgãos e instituições do Governo do Estado,  contribuíram com a reflexão sobre segurança no trânsito, a mudança de comportamental e, o mais importante, demonstrando que as leis de trânsito não podem tirar férias, pois defendem o bem maior que é a vida”, concluiu o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski.