Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A
Publicação:

Instituto SobreMotos é criado para fomentar a pesquisa, o ensino e atividades de responsabilidade social para os motociclistas

Há três anos a equipe Sobremotos atua com responsabilidade social para a segurança no trânsito, notadamente com destaque para os motociclistas com o Projeto Pilote Consciente Sobre Motos, uma ação que percorre as principais praias do litoral norte gaúcho durante as temporadas de verão. Desde 2010 o super motor home da equipe SobreMotos leva conhecimento, dicas de segurança e uma escolinha que ensina de forma interativa e lúdica os fundamentos da circulação viária e como ter um comportamento defensivo. Esta iniciativa, desde o começo conta com o patrocínio da Colombo Motors, distribuidora exclusiva da marca Shineray para a Região Sul, e, em 2012 e 2013, apoio da Makena, distribuidora dos produtos Ipiranga.

Com o grande alcance e excelente repercussão alcançada com este projeto, a equipe Sobremotos percebeu que a problemática da segurança viária e a necessidade de uma melhor formação para o trânsito e de uma melhor qualificação de mão-de-obra para o mercado motociclístico são necessidades prementes que clamam por soluções.

Por conta disto, seus principais líderes, Gisele Flores, Jaime Nazário e Hilton Aquino fundaram o ISM- Instituto SobreMotos. “Entramos num processo de aprofundamento sobre as questões de segurança viária e educação para o trânsito e, também, educação para o mercado motociclístico. Ao longo do tempo usamos de nossa experiência profissional prévia, de nossa experiência adquirida no meio das motos e buscamos mais formação, sendo que, neste tocante, eu me formei pela Faculdade IDC como Diretora Geral de Centros de Formação de Condutores (CFC)”, comenta Gisele Flores.

“Com o ISM pretendemos levar mais conhecimento e melhor qualificação para motociclistas e profissionais deste segmento. Nossa atuação já é consagrada nacionalmente sob várias formas de atuação, mas também sentimos a necessidade de atuar de forma socialmente responsável a fim de colaborar com o crescimento e com o fomento de uma imagem positiva de todo o meio no qual estamos inseridos, o das motos”, declara Jaime Nazário.

“O ISM será a –Universidade do Motociclismo-. Vamos formar vendedores de motos, vendedores de consórcios, vendedores de peças e acessórios, mecânicos, ministrar cursos de extensão em informática e gestão, além de mantermos nossos cursos de pilotagem segura e esportiva e, de forma muita especializada, ministrar cursos de habilitação de moto profissionais conforme a resolução 350 do CONTRAN. Já temos o Jaime como ex-piloto de motovelocidade e Instrutor de Trânsito formado pela Faculdade IDC, credenciada pelo DETRAN-RS, e ainda vamos formar um corpo docente entre os melhores profissionais de nosso meio para ministrar os cursos de formação que ofereceremos”, declara Hilton Aquino.

O ISM – Instituto SobreMotos é uma organização da sociedade civil de interesse público sem fins lucrativos e já tem personalidade jurídica registrada. Sua sustentação se dará por meio das matrículas nos cursos que oferecerá e por meio de associações, convênios e doações. “Já começamos, respaldados pela boa reputação que construímos ao longo destes últimos seis anos de nossa atuação, com o apoio de uma concessionária que nos cederá espaço, sala de aula e motos para ministrarmos nossos cursos de pilotagem, uma segunda concessionária que também nos cederá seu auditório para palestras e aulas teóricas e, logo em breve, receberemos a doação de uma viatura para transportar a Escolinha de Trânsito da Sobremotos e para outras atividades”, comenta animada Gisele Flores.

Com a fundação do ISM, mais convênios serão firmados para viabilizar os projetos que serão empreendidos. Interessados em se associar à esta iniciativa poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3061.3306 ou enviar email para sobremotos@sobremotos.com.br


Veja abaixo todas as áreas de atuação do ISM – Instituto Sobremotos:

Escolinha de Trânsito para crianças e jovens

Instrutores de trânsito, formados por faculdade com credenciamento pelo DETRAN/RS, montam uma “mini cidade” que visa passar de forma lúdica e vivencial conhecimentos básicos sobre trânsito, promovendo atitudes positivas para comportamentos seguros e projetando um futuro viário com mais harmonia.

Palestras e cursos sobre pilotagem segura e esportiva

Mais de duas mil pessoas já participaram de palestras e cursos de pilotagem segura, defensiva e esportiva para motociclistas, bem como sobre mobilidade e segurança viária. Os cursos do ISM contemplam aulas teóricas e práticas, com fornecimento de Certificados de Conclusão, e são ministradas por instrutores reconhecidos, formados pelos maiores pilotos do Brasil e até com formação de instrutor de trânsito pelo DETRAN/RS. Os cursos têm opções de inscrições abertas com realização em autódromos e de turmas fechadas para frotistas e moto grupos com realização em locais especiais ou, ainda, com aulas particulares.

Palestras e cursos sobre legislação de trânsito e mobilidade viária

O ISM ministra cursos de formação e reciclagem sobre legislação de trânsito, com instrutor Bacharel de Direito com especialização em instrução de trânsito, e, ainda, pode realizar, organizar, participar e/ou promover cursos, workshops, oficinas, simpósios, congressos e/ou palestras sobre a problemática da mobilidade viária urbana.

Formação de Diretorias ou Departamentos de Trânsito, Guardas Municipais e Agentes de Trânsito

O ISM pode atuar como entidade de assessoria para a criação de diretorias ou departamentos de trânsito nos municípios, bem como na formação e reciclagem de contingentes de Guardas Municipais ou  Agentes de Trânsito.

Curso de formação de moto profissionais (motoboys, motofretistas e mototaxistas)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou, através das portarias 350 e 356, a atividade dos moto-profissionais, tornando obrigatória a formação especializada em curso de 30 horas (curso teórico de 25 horas-aula e curso de prática de pilotagem profissional de 5 horas-aula), conforme requisitos exigidos pela Lei 12.009, que pode ser ministrado pelo ISM. A obrigatoriedade desta formação especializada já está em vigor e sua fiscalização será obrigatória por parte dos municípios a partir de 2 de agosto de 2012.

Estudos de tráfego e trafegabilidade

O ISM pode desenvolver estudos que visem levantar dados para a caracterização do tráfego de vias (quantidade de veículos passantes por intervalo de tempo, tipos de veículos circulantes, horários de pico, condições da via, sinalização, características do entorno, entre outras condicionantes) e, a partir destes estudos, formular análises e propostas para uma melhor trafegabilidade. Estudos deste tipo podem ser utilizados pela administração pública para adotar, de forma fundamentada, ações ou condições que visem tornar as vias mais fluídas e/ou seguras.

Cursos profissionalizantes (universidade do motociclismo)

O ISM oferece cursos regulares de formação profissional de vendedores de motos, gerentes de vendas e mecânicos, assim como cursos de complementação profissional em informática (Word, Excel e PowerPoint), matemática financeira (HP-12C) e direito do consumidor, entre outros, terceirizando mão-de-obra e intermediando a contratação de estagiários e empregados.

Estudos de impacto ambiental

Estudos de tráfego e trafegabilidade são utilizados como base para que o ISM desenvolva estudos complementares visando verificar o impacto ambiental causado pela circulação de veículos automores num dado ambiente. Este tipo de estudo pode ser utilizado pela administração pública para avaliar a aprovação da implantação de um projeto ou obra de circulação viária em seu território.

ISM consultoria e assessoria empresarial

O ISM presta serviços de consultoria, assessoria e diagnósticos de gestão de negócios, com especialização no mercado motociclístico. Lojas, concessionárias e oficinas, em formação e ou já constituídas, podem contar com o apoio do ISM para estruturar ou melhorar seus processos de negócio nas áreas de gestão, RH, informática, marketing, vendas, estoques e finanças. O ISM implementa estudos de viabilidade, planos de negócio, planos de ação, planos orçamentários, entre outras várias ferramentas de administração.

Organização e promoção de eventos de moto turismo

O ISM também atua na promoção do moto turismo, fomentando a economia de um município ou comunidade por meio da organização de moto encontros ou festivais, atuando na infra-estrutura do evento (designação de local, contratação de palco, sonorização, iluminação, shows, praça de alimentação, obtenção de licenças e autorizações, entre outros requisitos). O ISM desenvolve todo o projeto, até mesmo para obtenção de LIC (Lei de Incentivo à Cultura - em nível estadual ou federal), e atua na sua execução.

DETRAN-RS