Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A

Comunicação de Venda

Importante: comunicar a venda de seu veículo ao Detran é a melhor forma de se proteger do mau uso do veículo que você vendeu e ainda não foi transferido.

Passos para comunicar ao Detran a venda de seu veículo:

1.    Compareça a um tabelionato de notas com o documento de transferência do veículo (CRV – Certificado de Registro de Veículo) preenchido e solicite o reconhecimento de firma por autenticidade;

2.    Assim que o comprador assinar o documento de transferência do veículo (CRV), também com reconhecimento de firma por autenticidade em tabelionato, solicite uma cópia autenticada do documento para poder comunicar a venda ao Detran;

3.    Você poderá imprimir antecipadamente a guia de pagamento (GAD-E) já com a taxa (cód. 7730) referente ao serviço de Comunicação de Venda, no site do Detran.

Atenção: a guia também poderá ser obtida diretamente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) quando for solicitar o serviço de Comunicação de Venda.

4.     Após o pagamento da taxa, compareça ao CRVA de sua escolha com os seguintes documentos:

a.    cópia do CRV autenticado (com firma reconhecida de ambos vendedor e comprador);

b.    documento de identidade original e com foto.

5.    Solicite o serviço de Comunicação de Venda;

6.    A comunicação da venda será inserida no cadastro do veículo e ficará lá até que a transferência seja concluída pelo comprador.

Pronto! Você está protegido de eventuais infrações cometidas pelo comprador enquanto ele ainda não tiver concluído a transferência.
 

Você sabia que o Detran recomenda ao comprador de veículo de terceiros que realize uma vistoria prévia antes de concretizar a compra? Este serviço é executado em qualquer CRVA, mas a solicitação da vistoria avulsa precisa ser feita pelo proprietário atual do veículo, ou seja, o vendedor. Para este serviço há o pagamento de uma taxa de vistoria.

Compartilhe esta página:
Copiar
DETRAN-RS