Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A

Alteração de Características do Veículo

Atenção: Antes de fazer qualquer transformação procure um CRVA para verificar se a mesma é legalmente permitida. Um exemplo de transformação proibida é a de caminhão para ônibus e vice-versa.

1. Dirigir-se a um CRVA do município de domicílio/residência do proprietário:
- Solicitar autorização prévia para alteração de características (ex.: mudança de cor, conversão de combustível, carroceria) munido de documento de identificação com foto e CPF para preenchimento do Requerimento de Serviço.

2. Realizar a Vistoria de Identificação,apresentando o veículo com todos os equipamentos obrigatórios em condições de serem aprovados na vistoria (resolução Contran 14/98);

3. Efetuar o pagamento no Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil (somente correntistas), Itaú ou Sicredi com a guia (GAD-E) fornecida pelo CRVA, referente a:
- Taxa de Autorização para Alterar Características: cód. 7170;
- Taxa de Vistoria de Identificação: Motos - cód. 7269; Veículos Médios - cód. 7277; Veículos pesados - cód. 7285.

4. Receber autorização para a alteração, através do sistema SISCSV, se for o caso, pagando ao CRVA o valor correspondente ao serviço previsto no § XiX do Artigo 1º da Portaria Detran/RS 602/2012.

5. Efetuar a alteração de características do veículo;

6. Comparecer a uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) para certificar a segurança da transformação (se for o caso). Consulte a ITL no site do Inmetro;

7. Retornar ao CRVA e apresentar:
- Certificado de Segurança Veicular (se for o caso);
- Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência (se pessoa jurídica, Ato consitutivo da pessoa jurídica e procuração, quando for o caso).

8. Realizar a vistoria de identificação;

9. Efetuar o pagamento no Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil (somente correntistas), Itaú ou Sicredi com a guia (GAD-E) fornecida pelo CRVA, referente a:
- Taxa de Vistoria de Identificação: Motos - cód. 7269; Veículos médios - cód 7277; Veículos pesados - cód. 7285.
- Taxa de Expedição de CRV + CRLV: Veículos até 15 anos - cód. 7749; Veículos com mais de 15 anos - cód. 7765;

10. Aguardar a entrega do documento (CRV + CRLV) pelo Correio em até 10 dias, lembrando que o pagamento com cheque implica no aguardo do prazo bancário de compensação.

Compartilhe esta página:
Copiar
DETRAN-RS