Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Detran RS
A A A

Fale conosco

Confira abaixo as dúvidas mais frequentes de quem acessa o nosso site. Clique na pergunta para visualizar sua respectiva resposta. Se sua dúvida não está abaixo, preencha o formulário de contato.

Para alterar seu endereço residencial dentro do mesmo município e receber os documentos do seu veículo no novo local, siga os passos abaixo:

1. Dirigir-se a um CRVA do município de domicílio/residência do proprietário.
2. Apresentar original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência (conforme Portaria Detran 504/11).

Você pode fazer essa consulta aqui mesmo, no site do Detran. É só clicar neste link e digitar sua placa e o código que aparece na imagem. 

No site do Detran, clique em Serviços e Informações - Infrações - Guia - Pagamento Multas / Consulta Notificações e entre com sua placa e código RENAVAM.

Como imprimir a guia de pagamento de uma multa?

Envie ao DETRAN/RS o formulário de identificação do condutor infrator preenchido integralmente, sem rasuras. O formulário encontra-se junto à NAIT (Notificação de Autuação de Infração de Trânsito), enviada para o endereço do veículo. As assinaturas do proprietário e do condutor são obrigatórias e devem ser originais e iguais às contidas nos documentos que acompanharem o formulário para apresentação do condutor. A documentação deve ser enviada ao DETRAN/RS, dentro prazo que constar na Notificação. Saiba mais clicando aqui.

Se você recebeu a multa no seu nome é porque o veículo ainda não foi transferido. Neste caso, é necessário fazer uma COMUNICAÇÃO DE VENDA em um CRVA, apresentando uma cópia autenticada do CRV (Certificado de Registro de Veículo) com as assinaturas do vendedor e do comprador, o que irá transferir automaticamente a pontuação para o RG do novo proprietário. 
Caso não seja possível efetuar a Comunicação de Venda, pode ser feita uma RESTRIÇÃO ADMINISTRATIVA, a qual não transfere a pontuação mas impede a emissão de qualquer documento enquanto não for retirada.

- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento): não é aceito, portanto, circular apenas com os comprovantes de pagamento. É necessário portar o documento original. Pode ser feita uma cópia do original em um CRVA (Centro de Registro de Veículo Automotor).

- CNH (Carteira Nacional de Habilitação): deve ser a original, não pode ser cópia. Se for a carteira antiga, sem a foto, é necessário apresentar a Carteira de Identidade também. 

Recebemos diversos pedidos para colocar o número do Renavam na consulta de infrações no site de Detran. Trata-se de uma questão de segurança, pois alguns proprietários de veículo acabavam por digitar uma letra ou número diferente na consulta. Inclusive pagavam multas de outro veículo com a placa semelhante a sua. Assim, com a informação do Renavam, evitamos erros na consulta e proporcionamos maior confiabilidade aos usuários.

Você pode fazer essa consulta aqui mesmo, no site do Detran. É só clicar neste link e digitar o RENACH, data de nascimento e de realização da prova.

Para um melhor atendimento, bem como para que a solicitação possa ser respondida, recomendamos o preenchimento de todos os campos abaixo.

Formulário de contato
Os campos em destaque são de preenchimento obrigatórios.
RG e Órgão Emissor
DDD + número (informe número de contato)
Logradouro (Rua, Avenida, praça, etc), número e apto
Bairro e CEP
Cidade e Estado
País
Informe a placa do veículo
Informe o número da CNH
Forneça especificações e detalhes da informação a ser obtida em no máximo 500 caracteres

Por questões de segurança, precisamos verificar se você é uma pessoa. Por favor responda a questão abaixo:
Recarregar a pergunta
Dica: Use respostas simplificadas.
DETRAN-RS